Foto de Brandon Flowers via Shutterstock

Muito provavelmente você deve ter ficado sabendo a respeito do último show do Queens Of The Stone Age onde Josh Homme, líder da banda, chutou a câmera de uma fotógrafa, a acertou no rosto e fez com que ela passasse a noite no hospital.

Você também ficou sabendo por aqui, que um dia depois no mesmo festival, Brandon Flowers chamou o fotógrafo do The Killers ao palco para lhe dar um abraço e pedir para que o profissional “dissesse aos seus colegas” que eles são muito bem-vindos nos shows da banda.

Acontece que na nossa publicação, ressaltamos a nossa experiência com a banda que, no Lollapalooza Brasil 2013, proibiu os fotógrafos credenciados de tirarem fotos suas, mantendo os profissionais fora do pit.

Quem abordou o mesmo assunto foi a Billboard, que publicou uma matéria falando sobre como a maioria dos fotógrafos não recebeu bem a atitude de Brandon Flowers justamente porque ao mesmo tempo em que pede para que o fotógrafo da banda diga aos outros que eles serão bem recebidos, acaba proibindo que esses profissionais trabalhem em seus shows.

Ainda segundo a matéria, isso aconteceria desde 2006, já que o The Killers acredita que as melhores fotos dos shows não são tiradas do pit, mas sim do palco, onde eles podem disponibilizar fotógrafos da própria equipe, mesmo que, ainda assim, não fosse necessário proibir que os funcionários de veículos de mídia tivessem acesso e pudessem tirar fotos.

https://www.instagram.com/p/Bcjgdb7nr2G/

Amy Harris, uma das fotógrafas entrevistadas pela Billboard, falou sobre a atitude de Brandon Flowers:

Não soou como um apoio já que veio de alguém que nos proíbe de fazer o nosso trabalho como imprensa. É extremamente frustrante para os fotógrafos profissionais que viajam e tiram fotos de shows e festivais para os seus veículos e aí não podem clicar as atrações principais. Os artistas parecem não se importar com a imprensa.

Paul Hebert, outro profissional de Los Angeles entrevistado para a matéria, foi mais contundente:

Se você entrar em detalhes sobre os comentários de Brandon, eles são cômicos. Ele foi o único artista naquele final de semana que não permitiu fotografias. É difícil vender nossas fotos para os veículos quando você não pode fotografar o headliner.

Ele ainda disse que maus comportamentos de artistas em relação a fotógrafos não são incomuns, com direito a cusparadas e até arremesso de objetos ao pit.

Nós, do Tenho Mais Discos Que Amigos!, percorremos o mundo e já fotografamos festivais como Coachella, Riot Fest, Lollapalooza e mais do pit. Na imensa maioria dos casos o apoio das organizações é incrível, e só há restrições a partir de algumas bandas.

É realmente frustrante quando um artista proíbe o registro de imagens já que além de não fotografarmos uma das principais atrações, a própria banda ainda acaba sendo divulgada com imagens ruins feitas à distância e/ou por equipamentos como smartphones.

O que você acha da atitude de Brandon Flowers?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!