Kevin McCallister em
Reprodução/FOX

Uma parte da sequência de filmes natalinos mais celebrados de todos os tempos está completando 25 anos neste mês de Dezembro.

Estrelado por Macaulay Culkin, ator responsável por interpretar o “fora de controle” Kevin McCallister, Esqueceram de Mim 2 é um prato cheio com curiosidades hilárias que você, provavelmente, ainda não sabia.

Aproveitando a ocasião, a NME montou uma lista bastante interessante com um momento para cada ano completado do longa-metragem.

Prepare a pipoca e tenha um “Feliz Natal, seu animal imundo!”.

Macaulay Culkin recebeu uma fortuna para atuar no filme

A estrela do filme que, na época ainda tinha 12 anos, recebeu o maior salário já pago para uma criança no mundo do cinema: 4 milhões e meio de dólares.

“Por que você nunca sorri?”

Essa pergunta gerou um pequeno atrito entre Joe Pesci, ator conhecido por trabalhar em The Goodfellas, e o pequeno Macauley. Após ouvir a indagação feita pelo jovem intérprete, Pesci o mandou “calar a boca” e se justificou dizendo que “ele é mimado por muita gente, mas não será por mim”.

Estava muito, muito frio

Nova York estava tão fria que algumas câmeras congelaram durante as filmagens.

967 dólares de serviço de quarto

Kevin pediu: dois bolos de chocolate, seis mousses de chocolate, sorvete de morango com cobertura de M&Ms, gotas de chocolate, marshmallow, calda de chocolate, calda de morango, chantili, bananas, seis pudins, oito tortas de morango e trinta e seis trufas de chocolate com morango. Tudo por 967 dólares.

Ataque de pombos

Durante a filmagem da cena em que os bandidos Harry e Marv são atacados por pombos, o ator Daniel Stern engoliu, acidentalmente, um deles. “Foi nojento”, afirmou Stern algum tempo depois.

Marv teve o que pediu

Para começar a gravar, o bandido Marv (interpretado por Daniel Stern) ganhou alguns “presentinhos” que haviam sido previamente solicitados, como: luvas sem dedos, uma cicatriz, um chapéu de caubói e um abafador de ouvido.

O título do filme quase não foi “Esqueceram de Mim 2”

O diretor do longa, Christopher Columbus, sofreu um pouco para definir Home Alone 2 – Esqueceram de Mim 2, em português como o título do trabalho. Columbus afirmou que não queria que as pessoas pensassem que se tratasse de um remake, por isso pensou em chamar o filme de Alone Again, algo como Esquecido Novamente.

Donald Trump fez uma rápida aparição

Uma das propriedades de Trump na época em que o filme foi gravado, The Plaza é o local em que Kevin fica hospedado durante o filme. O atual presidente dos Estados Unidos dá algumas coordenadas para o garoto encontrar o saguão do hotel em uma cena “piscou perdeu”. Saca só:

O número de telefone verdadeiro do The Plaza foi usado

Pedidos de reservas aumentaram potencialmente depois do lançamento do longa, com diversas pessoas desesperadas para conhecer o local.

Crianças tentaram convencer Joe Pesci a roubar suas casas na vida real

De acordo com Pesci, ator que dá vida ao ladrão Harry, crianças chegaram a parar ele na rua com os endereços de suas casas. O motivo? Todas elas queriam viver o que Kevin viveu nas telinhas.

Michael Jackson se encontrou com Macauley no set de filmagens

Eles já tinham se encontrado anos antes quando Macauley estava atuando em Os Quebra-Nozes, na Broadway. Além disso, Culkin já havia feito uma participação no clipe de “Black or White”, lançado em 1991.

Columbus queria filmar duas sequências de uma vez só

Como Culkin estava ficando mais velho, o diretor do filme planejava filmar duas sequências simultaneamente antes que o ator ficasse “velho demais” para o roteiro. Porém, a Fox rejeitou a ideia devido ao valor necessário para colocar a ideia em prática. Seis anos mais tarde, a emissora lançou Esqueceram de Mim 3 com Alex D. Linz e o resultado não foi dos melhores.

A casa da família de McCallister foi vendida por uma fortuna

A mansão de três andares em que a família de Kevin vivia em Illinois foi vendida pela bagatela de 1 milhão e meio de dólares em 2012.

Há mais de um Culkin no filme

Dois Macauley? Não. Trata-se de Kieran Culkin, irmão de Macauley, que fez uma rápida aparição no longa. Ele interpreta Fuller, primo de Kevin.

Você pode ter um dia de Kevin McCallister no The Plaza

O hotel localizado em Nova York oferece um pacote chamado “Viva como Kevin” que inclui uma mochila comemorativa, DVDs do clássico natalino e um ‘Vale-Sundae’.

Presentes para todos

Todas as crianças envolvidas com o filme podiam ir para a loja de brinquedos e escolher um presente para levar para casa.

Esqueceram de Mim 2 foi o único filme da sequência a ter neve de verdade

A maioria das produções cinematográficas usa neve falsa, fato que não ocorreu em Esqueceram de Mim 2. Dias antes das gravações começarem, uma nevasca tomou conta de Nova York e fez com que toda a neve utilizada no filme fosse verdadeira.

Os efeitos especiais salvam vidas

Segundo um professor que analisa efeitos especiais, um tijolo na cara pode causar “na melhor situação, um estrago no cérebro”. Que maldade hein, Kevin?!

Catherine O’Hara

O’Hara, que faz o papel da mãe de Kevin, pensava que seu personagem não se “preocupava” o suficiente com o sumiço de seu filho (pela segunda vez). Portanto, cenas extras foram adicionadas para mostrar a preocupação.

Mr. Hector

O seu nome nunca foi mencionado no filme, mas o ator conhecido por interpretar o palhaço Pennywise em It!Tim Curry, tinha um nome no script: Mr. Hector.

A mendiga foi inspirada em Jane Darwell

Interpretada por Brenda Fricker, a mendiga do parque que salvou Kevin dos The Wet Bandids (como a dupla de bandidos ficou conhecida), foi inspirada na participação de Jane Darwell em Mary Poppins, um dos filmes clássicos da Disney.

Joe Pesci teve o mesmo nome de personagem que Orson Welles

Harry Lime, um dos parceiros de Marv no longa, também foi o nome que o personagem de Welles recebeu em The Third Man, lançado em 1949.

Você pegou a referência de Pennywise?

Lembra quando Kevin usou um boneco inflável de palhaço para assustar o Mr. Hector? Pois é, foi uma referência para a participação de Tim Curry em It!, minissérie que havia sido lançada em 1990.

https://youtu.be/iMWWk8SleyU

Ally Sheedy também fez uma rápida participação

Conhecida por sua atuação em The Breakfast Club, Ally Sheedy interpretou uma mal-humorada agente de aeroporto. Relembre:

A marca do diretor

Ambos com a direção de Columbus, Esqueceram de Mim 1 e 2 fazem referência ao filme It’s a Wonderful Life, lançado em 1946.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!