Airlander
Foto: Reprodução / YouTube

Em 2007 foi fundada no Reino Unido uma companhia aérea chamada Hybrid Air Vehicles que tinha como objetivo revolucionar o mundo da aviação.

Um de seus acionistas é Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden e piloto, que investiu na ideia de criar uma aeronave inovadora chamada Airlander.

Trata-se de um dirigível que tem como propósito se tornar um mecanismo de transporte que poderia fazer longas viagens ao redor do globo sem a necessidade de reabastecimento, além de contar com um sistema de pouso e decolagem simplificado para levar pessoas e materiais até as regiões mais remotas.

Pois bem, acontece que como reporta o blog Todos a Bordo, o dirigível Airlander 10, maior aeronave do mundo, sofreu um novo acidente enquanto passava por um teste no último final de semana. Esse é o segundo acidente em seis voos de teste realizados desde agosto de 2016.

Após pousar na última sexta-feira, a Airlander foi amarrada a mastros de fixação no solo, mas no dia seguinte uma falha permitiu que a aeronave se soltasse.

Dessa forma, foi acionado um sistema de emergência que abre uma fenda na estrutura da aeronave fazendo com que gases fossem liberados, o dirigível esvaziado, e os danos ao local do incidente minimizados.

Airlander desinflado
Foto: Polícia de Bedfordshire

O acidente aconteceu em um aeroporto de Cardington, a 80 quilômetros de Londres, e a empresa disse que a aeronave foi desinflada e voltou segura ao campo de pouso, com o gás hélio e o combustível removidos com segurança.

Ninguém estava a bordo do dirigível no momento do acidente mas duas pessoas tiveram ferimentos leves. As causas do acidente estão sendo investigadas e testes que levariam a aeronave a voos mais altos e mais longos (de apenas 139 quilômetros) foram cancelados.

Vale lembrar que Bruce Dickinson chegou a falar que seu sonho seria realizar duas voltas ao mundo sem parar com a Airlander. Pelo jeito ainda vai demorar um bom tempo.

O vídeo abaixo mostra o primeiro acidente sofrido pela Airlander, em 2016.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!