Discos de vinil
Foto de vitrola via Shutterstock

O Discogs e o VinylHub são as principais “casas” de muitos amantes de vinil.

Além de contar com uma rede de trocas e vendas de discos raríssimos, os sites possuem uma extensa base de dados com informações de quase todos os discos já lançados por qualquer artista.

Agora, os dois sites se organizaram para catalogar todas as lojas de discos existentes ao redor do mundo, e o resultado é impressionante em muitos sentidos.

Primeiramente, os Estados Unidos lideraram a lista no número total de lojas, como era o esperado. O país possui cerca de 1500 lojas dedicadas à venda de vinil, quase o triplo do segundo lugar da lista — Reino Unido, com cerca de 540.

O Brasil infelizmente não está presente no top 10, mas também não possui um número ruim: 72 lojas ao total foram catalogadas nessa pesquisa.

Um dos dados curiosos é o número de lojas relacionado ao número de habitantes em um país. Nesse quesito, a pequena ilha de Palau, na Micronésia, lidera — o país possui 3 lojas para cerca de 21 mil habitantes. Ainda nessa categoria, a Islândia, Groenlândia, Estônia e Suécia completam o top 5.

Por fim, outro dado bem relevante é o número de lojas distribuídas por cidade — categoria liderada pela cidade de Tóquio, com 93 lojas. Em seguida estão Berlim (87), Londres (79), Paris (66), Toronto (49) e Nova York (47).

Na América do Sul, a Argentina conta com 44 lojas e o Chile tem 17, mas os números em outros vizinhos são bastante desanimadores; no Paraguai e Uruguai por exemplo, são duas, e na Bolívia não há lojas de discos catalogadas.

Você pode conferir todos os dados clicando aqui, e o top 10 com os países com o maior número de lojas logo abaixo.

Países com o maior número de lojas de discos de vinil:

1. United States, 1482
2. United Kingdom, 537
3. Germany, 453
4. France, 285
5. Canada, 273
6. Italy, 258
7. Netherlands, 178
8. Japan, 158
9. Australia, 144
10. Spain, 139

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!