Na segunda edição do #MusicBusiness, separamos especialistas do mercado da música e tecnologia que sacam TUDO desse tema – que é a motivação principal desse blog, sabia? Com tantas mudanças em algoritmos, implementação de novas possibilidades, estruturas e formas de se veicular um conteúdo, as estratégias para divulgação de músicas e artistas, por vezes, precisam ser reestruturadas, reinventadas e repensadas.

Claro, que se tratando de um mercado bastante diversificado, adicionamos experts cariocas em marketing nessa mistura e pronto! Criou-se um curso voltado para artistas e profissionais envolvidos na cadeia produtiva da música, em geral.

Muito mais do que talento, o músico hoje precisa ter a força do empreendedorismo pulsando na veia. O espírito DIY, que se tornou regra na indústria musical nas décadas de 70, 80 e 90, continua mais vivo do que nunca. Em um tempo que as redes sociais dão um gás na divulgação do trabalho, o músico que entende de planejamento de carreira, estratégias de negócio e tudo que envolve o music business tem maiores oportunidades de crescimento. E claro, que leitor Fast Forward tem desconto!

Bruno Costa (Agência Milk)
No ramo de marketing focado em design desde 2009, tem experiência em diversas áreas da comunicação digital, desde redes sociais até serviços de streaming. Destaca-se por seu período no iMúsica, quando trabalhou na produção da plataforma Claro Música até 2014. Desde então, fundou a Agência Milk, que foca na comunicação digital para o mercado da música e que já atendeu contas como Som Livre, Sony Music, Legião Urbana Produções, Biscoito Fino, K2L e outras.

 

Fábio Silveira (Altafonte)
Label Manager Brasil na Altafonte Network, uma das maiores distribuidoras de música digital do mundo e com ampla atuação na América Latina, EUA e Península Ibérica. Foi também Gerente de Novas Mídias e de Marketing na gravadora Deck, além de acumular forte experiência no meio acadêmico, sendo um dos criadores e coordenadores de um dos primeiros cursos de extensão em Music Business no Brasil – Música e Negócios: Empreendedorismo e Inovação – pela PUC-Rio.

 

Flávia César (Warner Chappell)
Bacharel em Letras pela UERJ em 1998, começou a trabalhar na Warner Chappell, em 2000 como Assistente de Copyright. Em 2007, viveu em Londres por 6 meses para aperfeiçoamento dos conhecimentos na área de direito autoral e línguas. Em 2008, retornou à Warner Chappell e desde lá vem desenvolvendo vários projetos na área de Licenciamento Autoral e Novos Negócios na editora. Atualmente trabalha como Gerente Estratégica, Comercial, Filmes e Sincronização, lidando diretamente com gravadoras, produtores de cinema e agências de publicidade, além de ser atuante junto ao time de A&R da empresa na captação de grandes nomes de autores como Tulipa Ruiz, Emicida, Diogo Nogueira e Jorge Ben Jor.

 

Gabriel Amaral (Som Livre)
Apaixonado por música e tecnologia, Gabriel uniu os dois interesses ao entrar na Som Livre, há quase 4 anos. Engenheiro de produção formado pela UFRJ, lidera o núcleo de inovação em negócios da gravadora, incluindo a plataforma de distribuição digital de músca Fluve e foi, até ano passado, o principal responsável por inteligência de mercado, acompanhando de perto a evolução digital da companhia. Com background em estratégia e marketing, Gabriel antes trabalhou em uma consultoria de logística e em uma produtora de cinema.

 

Jimmy London (Matanza)
Vocalista do Matanza, com 7 discos, um DVD e 20 anos de carreira. Trabalha como apresentador e comentarista em transmissões de grandes eventos como Rock in Rio e Monsters of Rock pelo canal Multishow e já apresentou programas como o Pimp My Ride Brasil na MTV. Ao longo dessa estrada, adquiriu conhecimento sobre o mercado de entretenimento, o que o levou a organizar as ações da sua empresa, a MTZ Produções, desde 2014.

 

Marcelo Castello Branco (CEO União Brasileira de Compositores – UBC)
Executivo com 30 anos de experiência na indústria do entretenimento, foi peça fundamental para o crescimento da música brasileira e em outros mercados, como a América Latina, Espanha e Portugal. Atuou como Presidente da Universal Music Brasil, Cone Sul e Península Ibérica e da EMI Music.

 

 

Tony Aiex (Tenho Mais Discos Que Amigos!)
Em 2009, iniciou um blog chamado Tenho Mais Discos Que Amigos! por dois motivos: o primeiro, bastante pessoal, estava de saco cheio da vida como programador. O segundo, é que não via no Brasil um veículo que mostrasse tudo que vinha rolando de bom na música daqui e lá de fora, do underground ao mainstream, falando com a mesma abordagem profissional sobre as bandas independentes e as que têm milhões de seguidores. Oito anos depois, o TMDQA! virou um dos maiores portais de música do país, com 800 mil acessos por mês e mais de 1 milhão de visualizações.

 

Lívia Boeschenstein (Coordenadora)
Publicitária, mestre e doutoranda em Comunicação pela PUC-Rio. Atua no ramo de produção de conteúdo desde 2007 e já trabalhou com planejamento de comunicação e gerenciamento de projetos focados em ambientes digitais. Sua pesquisa acadêmica se concentra nas áreas de consumo, publicidade, juventude, fandoms, subculturas e música pop. Atualmente, é consultora e atua em conjunto com o Planejamento Estratégico e equipe de Inteligência de Mercado na Milk, agência de marketing digital voltada para o mercado da música.

E tanto na comunicação, quanto na vida, em geral, quem não é visto, não é lembrado. E na era das relações digitais, saber fazer presença na internet é o que pode diferenciar da sua música ser ouvida – ou não. Foi pensando na lacuna existente no mercado, com escassez de cursos voltados para o Music Business, que a Agência Milk convidou profissionais de destaque no mercado carioca para, juntos, ampliarem possibilidades de parcerias de sucesso e facilitarem o fechamento de negócios.

Inscreva-se, clicando aqui!

Data: 06/11 a 03/12 (sempre às segundas-feira)
Horário: 19h30 às 22h30
Local: Templo Coworking
Endereço: Rua Duque Estrada, nº 41 – Gávea – Rio de Janeiro/RJ
Evento: facebook.com/events/488392831530278

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!