Billy Corgan

O vocalista do Smashing Pumpkins, Billy Corgan, parece ter ficado surpreso e um pouco confuso ao ouvir “Smells Like Teen Spirit”, clássico do Nirvana, pela primeira vez.

Apresentado ao trabalho pelo produtor e amigo Butch Vig, Corgan, em entrevista concedida à Billboard, relembrou o momento em que escutou o hit pela primeira vez e a sua respectiva reação.

Aconteceu algo confuso na minha mente quando escutei ‘Smells Like Teen Spirit’ pela primeira vez. Estava sentado à margem de um rio com Butch Vig e ele, que carregava uma fita cassete enquanto produzia o álbum, a colocou em um aparelho de som. Fui uma das primeiras pessoas no mundo a ouvir essa canção.

Corgan, ao ter ouvido o riff da música, disse ter pensado que, na verdade, se tratava de “More Than A Feeling”, do Boston.

Foi em 4 de Julho de 1991. Ele (Butch Vig) havia acabado de voltar da Califórnia e, enquanto nós estávamos vendo alguns fogos de artifício ou alguma coisa na direção do sol, ele me perguntou se eu gostaria de ouvir o novo álbum do Nirvana. Disse que sim, então ele colocou a fita em um aparelho de som que carregava. No momento em que escutei o riff de ‘Teen Spirit’, pensei: ‘Espere, isso é “More Than A Feeling”, do Boston’.

Alguns meses depois, Billy foi a um show do Nirvana e viu Kurt Cobain fazer um improviso envolvendo as duas canções. Segundo o frontman, esse foi o momento em que percebeu que “não estava doido”.

Não muito depois daquilo, talvez seis meses ou um ano depois, estávamos em Tóquio e fomos ver um show do Nirvana. Então, chegou em um momento do show em que eles iam tocar ‘Smells Like Teen Spirit’ e Kurt começou a improvisar ‘More Than Feeling’. A plateia veio abaixo, mas no momento eu só conseguia pensar que não estava doido.

Confira o vídeo da entrevista abaixo. Em tempo, Billy acabou de lançar um disco solo chamado Ogilala, sob seu nome completo William Patrick Corgan.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!