asereje-las-ketchup
Foto: Reprodução / Youtube

É oficial: estamos ficando velhos!

O hit “The Ketchup Song (Aserejé)“, da girl band Las Ketchup, completou, em 2017, 15 anos de existência.

No entanto, há uma explicação para quem não lembra desse nome. No Brasil, a febre pegou através do grupo Rouge, formado em 2002 pelo talent show Popstars. As meninas basicamente adaptaram a música para o português na igualmente icônica “Ragatanga“.

https://www.youtube.com/watch?v=jSa_E00fBhg

Mas se você pensava que esse pegajoso refrão, que ficou impregnado na cabeça de muitos, se tratava apenas de onomatopeias sem sentido, se enganou feio. Pelo menos é isso que nos tenta provar o usuário do Twitter @Kueaff, com uma teoria muito interessante sobre a música. Post após post, ele analisa a letra da música com uma hipótese que deixou muitos boquiabertos.

Apesar de os tweets serem em espanhol, a situação é a mesma para a versão brasileira da canção.

https://twitter.com/Kueaff/status/910153927118802945?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.buzzfeed.com%2Fdanielacadena%2Fel-misterio-del-nxito-de-2002-asereje-ha-sido-re

A teoria

De acordo com o usuário, que usa em seu perfil o nome “I must be a Weasley”, tudo começa com a apresentação do personagem principal da música, Diego. Os versos seguintes compram a ideia de que o personagem estava sob efeito de drogas (“com a lua em seus olhos, roupa água marinha e os restos do contrabando”).

Daí, entra o nome da nossa versão, uma expressão que virou mania na época: ragatanga. Ao chegar na festa, Diego já chega dançando, como se estivesse possuído pelo tal ritmo. O DJ, que conhece o protagonista, coloca a música favorita do amigo para tocar.

A própria letra deixa claro que a canção faz Diego dançar, curtir e cantar, mesmo que sob efeito de drogas, cantando mal a música. Mas aí mora um questionamento que poucos ousaram ter: qual seria a tal música favorita do protagonista?

https://twitter.com/Kueaff/status/910155631260311552?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.buzzfeed.com%2Fdanielacadena%2Fel-misterio-del-nxito-de-2002-asereje-ha-sido-re

De acordo com essa teoria, a música tocada pelo DJ foi “Rapper’s Delight“, do grupo Sugarhill Gang. Lançada em 1980, ainda no início da era do hip hop, a música utiliza sample (no melhor estilo “The Get Down”) da canção “Good Times“, um dos maiores hinos da disco music, lançada em 1979. Vale lembar que canção-base encerrou o show do Nile Rodgers no Rock in Rio há algumas semanas.

A parte de “Rapper’s Delight” que remete ao icônico refrão de “The Ketchup Song“/”Ragatanga“, tal como à tentativa frustrada de Diego de cantar, aparece logo no início do rap, e também no finalzinho.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=225&v=KXp9cy6RfbM

No final das contas, um dos refrões mais contagiantes da entrada do século foi baseado na seguinte letra:

“I said a hip hop, the hippie to the hippie, the hip hip a hop, and you don’t stop, a rock it to the bang bang boogie, say up jump the boogie to the rhythm of the boogie, the beat.”

Espantados? Porque nós estamos.

15 anos de Rouge

A adaptação de “The Ketchup Song” foi feita bem no início do grupo Rouge, logo no homônimo primeiro álbum de estúdio. Além dessa música, o grupo se tornou conhecido nas rádios através da música “Não Dá Pra Resistir”. O álbum deu ao grupo a alcunha de “as Spice Girls brasileiras”. O último álbum lançado foi Mil e Uma Noites, em 2005.

Em comemoração aos 15 anos do grupo, a formação original se reuniu para uma nostálgica turnê. E, mesmo 12 anos após seu fim, o grupo mostrou capacidade de esgotar uma casa de shows com lotação de 5 mil pessoas, em um show agendado para o próximo dia 13.

Já o Las Ketchup acabou em 2006, após lançarem o segundo álbum Un Blodymary. O grupo acumula indicações ao Grammy Latino e conquistou o Billboard Latin Music Awards de Melhor álbum Pop para a Nova Geração, em 2004.

Te desejamos boa sorte para tirar “Ragatanga” (ou mesmo a música original das Las Ketchup) da cabeça.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!