queen-news-of-the-world
Foto: Divulgação

Ao longo da história do rock, algumas músicas marcaram momentos e se tornaram bastante simbólicas para o estilo. E poucas foram tão influentes quanto dois dos maiores sucessos da banda Queen, que ao mesmo tempo são duas das músicas mais famosas da história da música moderna: “We Will Rock You” e “We Are The Champions”.

Hoje (7), ambas as canções completam 40 anos! Ao longo desses 40 anos elas nunca foram deixadas de lado, seja em comerciais de TV, nas rádios, televisão, covers ou eventos no geral. Sem exageros, essas canções, escritas pelo guitarrista Brian May e por Freddie Mercury, são duas das maiores pérolas da história da música.

https://www.youtube.com/watch?v=DUef6VzJJw8

Por que tão icônicas?

“We Will Rock You” é simples, muito simples. Os instrumentos tradicionais de uma canção de rock basicamente não aparecem na música (tirando o inesperado solo de May no final). No entanto, a letra alto astral e a contagiante batida imortalizaram a canção.

Por outro lado, “We Are The Champions” se trata de uma balada com um “quê” romântico. O triunfo do refrão foi o que ajudou a música a ficar para a história. Aliás, quem nunca quis cantar a plenos pulmões uma vitória?

Arena rock

Quem fosse fã da banda na época, teria certamente estranhado o par de músicas em seu lançamento. Isso porque não era exatamente o estilo de som pela qual o Queen era conhecido.

O “tum tum tá” que todos conhecemos surgiu com a premissa do estilo conhecido como “arena rock”. Como o próprio nome sugere, as composições desse estilo são pensadas para públicos grandes. Tem uma orientação mais comercial, com refrões pegajosos que tocam em rádios.

O ano de 1977, época em que a música dance dominava as paradas musicais, foi justamente o momento em que a banda lançou o álbum News of the World. Os dois primeiros e principais singles do álbum foram “We Will Rock You” e “We Are The Champions”, lançados juntos no mesmo dia, três semanas antes do lançamento do álbum. Ambas as músicas se tornaram posteriormente muito recorrentes em eventos esportivos, devido ao ritmo e às melodias simples.

Em entrevista recente à Billboard, Brian May diz que não ficou surpreendido pelo sucesso das canções:

Não acho que Freddie ou eu pensamos nessas músicas desse jeito. Estávamos pensando em nosso público e em como seria passar a ideia de que eles são campeões. Foi aí que as músicas ganharam vida própria. E faz sentido. Em um estádio esportivo, você tem dois times se enfrentando, e sinto que essas músicas possuem um clima condizente. Quando tocamos elas em shows, no entanto, estamos todos no mesmo time. Trata-se de autoconfiança.

No último mês, a Billboard elegeu “We Will Rock You” como a melhor música para atletas. Para comemorar o aniversário, a banda lançou novas versões de ambas as canções.

Um filme sobre a banda começará a ser gravado em breve, com previsão de lançamento para o final de 2018.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!