Comparação entre guitarra Memphis e Fender
Foto: Reprodução / YouTube

Quem é músico provavelmente concorda que no Brasil os preços de instrumentos musicais de ponta são pra lá de injustos.

Caso você queira utilizar um instrumento “de primeira”, muitas vezes precisará desembolsar milhares de reais para conseguir alcançar aquele som específico que procura. E com guitarras, não é diferente: embora consiga achar facilmente alguns modelos por preços bem baixos, uma guitarra de uma marca um pouco mais conhecida com certeza irá custar consideravelmente mais caro.

Mas qual é a real diferença entre os modelos mais baratos e os mais caros?

Foi isso que o guitarrista Renatinho Stauros decidiu testar em um novo vídeo bem didático, onde compara uma Memphis de apenas 300 reais com uma Fender Stratocaster Custom Shop Rory Gallagher, que pode chegar a custar 22 mil reais aqui no Brasil.

Para realizar o seu teste, Stauros resolveu trocar os captadores da Memphis utilizando modelos da marca Malagoli, e ainda fez umas mudanças no instrumento para deixá-lo um pouco mais “utilizável”, como ajustar o cabo e passar uma tinta interna para diminuir ruídos.

O objetivo do experimento era avaliar o quão importante era a escolha dos captadores comparados com o corpo da guitarra em si, e o resultado foi impressionante: embora o som não tenha ficado exatamente igual, chegou perto, e a guitarra “tunada” não decepcionou nem um pouco comparada ao instrumento caríssimo, apresentando um timbre poderoso.

De acordo com Stauros, os ajustes na Memphis custaram cerca de mil reais — ou seja, ainda assim não chega nem perto do preço da Fender utilizada, e ainda assim apresentou uma performance de dar inveja.

Você pode conferir o vídeo explicando tudo em detalhes logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!