Blink-182 em
Foto: Reprodução / YouTube

Vamos lá: se você está perto dos seus 30 anos de idade ou passou deles há pouco tempo, muito provavelmente viveu o período em que o Blink-182 dominava as rádios, MTV e lojas de CDs.

Com o disco Enema Of The State (1999) e clipes cheios de graça, a banda conquistou o mundo todo com seu pop/punk bem particular e deu novo gás ao estilo no início dos anos 2000.

Acontece que antes disso, em 1997, a banda lançou seu segundo disco de estúdio, Dude Ranch, e foi com ele que chamou a atenção das grandes gravadoras para que a banda fosse catapultada ao sucesso posteriormente.

Além de músicas como “Josie” e “Pathetic”, o grande destaque desse álbum é “Dammit”, faixa que antes de Enema Of The State se tornou um verdadeiro hino das rádios universitárias dos Estados Unidos e, por conta própria, lotou shows da banda no underground enquanto o sucesso imenso ainda não havia chegado.

Pois saiba você, caro leitor, que foi há exatos 20 anos, em 23 de Setembro de 1997, que a música foi lançada como single pelo grupo que tinha então Mark Hoppus, Tom DeLonge e Scott Raynor, sendo que hoje em dia só o primeiro se encontra na banda.

Segundo Mark Hoppus, a letra da canção surgiu rapidamente e ele a escreveu sobre o término de um relacionamento fictício, evidenciando como é difícil ficar do lado de quem não é mais amado mas não deve demonstrar isso para o público para não passar por mais humilhação ainda.

Já o riff de guitarra marcante que tornou-se favorito de 10 em cada 10 guitarristas que pegaram o instrumento por causa do Blink foi composto por Tom DeLonge em um violão e ele disse que foi por conta dele que a banda encontrou sua sonoridade e passou para uma nova fase na carreira. Influências de bandas punk como Descendents e Screeching Weasel são facilmente ouvidas na canção que as somou com características pop e resultou em um hit enorme.

LEIA TAMBÉM: “DAMMIT”, do Blink-182, ganha curiosa versão thrash metal

Hoppus ainda comentou que gosta muito dos seus vocais nessa canção mas que o resultado “cru” atingido nela veio a partir de muitos cigarros, gritos e comportamentos nada recomendáveis para um vocalista que acabaram inclusive cancelando a semana final de gravações de Dude Ranch.

Divirta-se com “Dammit” e algumas covers da canção logo abaixo!

https://www.youtube.com/watch?v=GqjE6DCB1ko

https://www.youtube.com/watch?v=wtn1d_QMxcE

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!