Pennywise do remake de It, de Stephen King

A gente tem falado por aqui sobre como uma nova adaptação de IT – A Coisa, livro clássico de Stephen King, tem assustado o mundo todo com seus trailers e teasers.

Lançada em 1986, a obra foi adaptada pela primeira vez em 1990 como uma série para a TV e desde então traumatizou uma geração de crianças que passaram a ter medo de palhaços, ou a chamada Coulrofobia.

Acontece que o fenômeno passou a se repetir nos últimos dias por conta dessa releitura que terá Bill Skarsgård no papel do assustador palhaço Pennywise, e o assunto é tão sério que até mesmo a Associação Mundial de Palhaços resolveu emitir um comunicado se posicionando contra palhaços assustadores.

Por lá, os profissionais dizem que acreditam em ambientes “positivos e feitos para a família”:

Acreditamos que a arte dos palhaços é algo para ser apreciado pelo público de todo mundo. Nós levamos experiências felizes, agradáveis, criativas, cuidados, positivas e divertidas para os nossos públicos.

Entendemos que algumas pessoas gostam do ‘gênero de horror’ do entretenimento, mas achamos que muitas pessoas são confrontadas por imagens de personagens de horror (interpretando palhaços) e são assustadas por eles, o que obviamente é o objetivo desses personagens.

Na minha opinião esses personagens não são palhaços. Até mesmo o personagem no filme ‘IT’ deve ser compreendido como um personagem de fantasia – e não um palhaço de verdade.

Assim como um evento em uma Casa Mal Assombrada pode ter um ‘médico’ usando equipamento de cirurgia e carregando uma serra elétrica cheia de sangue, as pessoas precisam entender que esse personagem NÃO é um médico de verdade. É uma pessoa interpretando um personagem maldoso para assustar as pessoas. Da mesma forma, as pessoas vestidas como palhaços assustadores não são ‘palhaços de verdade’. Elas estão pegando algo inocente e desvirtuando para criar medo na audiência.

Pam Moody, presidente da associação, chegou a dizer que muitos palhaços profissionais tinham apresentações marcadas em escolas e bibliotecas e elas foram canceladas muito provavelmente por conta do retorno de IT.

Que dureza, hein?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!