Spotify em smartphone
Foto via Shutterstock

Após os tristes acontecimentos do último fim de semana na cidade de Charlottesville, nos Estados Unidos, muitas empresas estão passando a se posicionar contra os ideais neonazistas apresentados por manifestantes do movimento de supremacia branca.

O Spotify é uma delas. Após o Digital Music News examinar uma lista de bandas de ódio que apoiam a causa dos supremacistas brancos, publicada pela Southern Poverty Law Center em 2014, foi descoberto que 29 dos grupos identificados possuíam seu catálogo no Spotify, e que outras 8 bandas tinham mensagens similares.

Como resultado, parte dos grupos acabou sendo banido do serviço e vários outros estão sob análise. Ao conversar com a Billboard, uma porta voz da empresa afirmou que, embora agregadores e gravadoras sejam os principais culpados para que esse tipo de música tenha sido publicado na plataforma, o Spotify “não tolera conteúdo ilegal ou material que promova ódio ou incite violência contra raça, religião, sexualidade ou algo do tipo”.

O Spotify tomará ações imediatas para remover qualquer material logo que ele for denunciado para nós. Nós estamos contentes em termos sido alertados para esse tipo de material — e já removemos várias bandas identificadas hoje, ao mesmo tempo em que avaliamos outras.

Enquanto continua a avaliar outros casos de denúncia, o Spotify acaba de compartilhar uma playlist chamada de “paixão patriota”, contando com diversas músicas de artistas como Jimi Hendrix, Lady Gaga e Khalid.

Ouça ela logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!