Jimmy Fallon no Tonight Show
Foto: Reprodução / YouTube

A não ser que você esteja vivendo em uma bolha, deve estar sabendo que no último final de semana um grupo de supremacistas brancos se reuniu nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de Charlottesville, e causou problemas por lá.

Após uma marcha noturna com tochas, quando o dia amanheceu eles caminharam pelas ruas com bandeiras do nazismo, dos estados confederados e diversos gritos de guerra contra gays, negros e judeus.

Grupos que são contra o racismo foram ao encontro dos neonazistas e a situação não apenas ficou caótica como trágica, já que uma mulher de 32 anos chamada Heather Heyer morreu enquanto lutava contra a abominação que é o racismo em pleno 2017.

Ontem o apresentador Jimmy Fallon utilizou a abertura do seu programa de televisão, o Tonight Show, para falar a respeito do assunto e se emocionou quando disse que tem duas filhas, uma de dois e outra de quatro anos, e que elas não conhecem o racismo e o ódio.

Além disso, Fallon criticou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que demorou dois dias até publicar uma posição enfática a respeito dos grupos que lideraram a marcha no final de semana, e o fez lendo de um teleprompter, o que gerou muita discussão sobre se ele realmente acredita no que falou.

Ao comentar o caso do fim de semana, Jimmy disse:

Mesmo que o Tonight Show não seja um programa político, é da minha responsabilidade lutar contra a intolerância e o extremismo como um ser humano.

O que aconteceu no final de semana em Charlottesville, Virginia, é nojento. Eu estava assistindo às notícias como todo mundo, e aí você vê bandeiras nazistas, tochas e supremacistas brancos, e eu fiquei enojado.

As minhas filhas estavam no quarto ao lado brincando e eu pensei, ‘como vou explicar para elas que existe tanto ódio nesse mundo?’

À medida que as crianças crescem, elas precisam de exemplos para seguirem. De pessoas para mostrarem o que é certo. Elas precisam de pais, professores e líderes que mostrem o que há de melhor em nós.

O fato de que o presidente levou dois dias para denunciar os racistas e supremacistas de forma clara é vergonhoso. E eu acho que ele só falou porque as pessoas se posicionaram e disseram alguma coisa.

É importante que todo mundo, especialmente a população branca nesse país, se posicione contra isso tudo. Ignorar é tão ruim quanto apoiar o racismo.

Todos devemos lutar contra o que é errado, reconhecer que o racismo existe e ficar ao lado do que é certo, civil e amável. E devemos mostrar para a próxima geração que não esquecemos como as pessoas lutaram de forma árdua pelos direitos humanos. Não podemos fazer isso. Não podemos regredir. Não podemos regredir.

Em diversos momentos do pronunciamento é possível ver que Jimmy Fallon quase vai às lágrimas, e você pode assistir ao vídeo logo abaixo.

LEIA TAMBÉM: músicos e atores reagem à marcha de supremacistas brancos nos EUA

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!