Guitarra de Ed O'Brien
Foto: Reprodução / YouTube

Durante a feira de instrumentos Summer NAMM 2017, nos dias 13 a 16 de Julho, em Nashville, um de seus destaques foi a apresentação da guitarra EOB Sustainer Stratocaster. Ela marca a primeira parceria entre o guitarrista Ed O’Brien (da banda Radiohead) e a fabricante de instrumentos musicais norte-americanos, Fender.

O novo instrumento é baseado na guitarra que o músico introduziu na turnê do último trabalho do grupo, A Moon Shaped Pool. Na ocasião, a utilizou para apresentar as músicas deste disco (com exceção de “The Numbers”), bem como antigos clássicos, como “Paranoid Android”, “Kid A” e “Lucky”. Anunciada apenas na cor branca, sua versão final é dotada de três captadores: um humbucker Seymour Duncan JB Jr na ponte, um single-coil Texas Special no meio e um Fernandes Sustainer no braço. Este enfatiza todo o poder deste instrumento e lhe garante sua característica primordial, o “sustain infinito”. Tal acentuação e prolongamento de notas ou acordes é controlada por um dispositivo de on/off, um botão de intensidade e uma chave de três posições: fundamental, harmônico ou ambas.

Até então, o principal instrumento de O’Brien era uma Fender Eric Clapton Signature Stratocaster preta, apresentada na turnê de 1996. Contudo, foi no ano de 2002 que ele substituiu um dos captadores desta por um também Fernandes Sustainer, utilizando exaustivamente todos as suas funcionalidades a partir do álbum Hail To The Thief, de 2003.

Isto mostra que, apesar de ser visto como um coadjuvante perante o multi-instrumentalista Jonny Greenwood, Ed O’Brien é o responsável pela criação de camadas e efeitos ambientes que formam os cenários tão marcantes e fundamentais na carreira do Radiohead. Alguns de seus momentos mais memoráveis incluem o som agudo da introdução de “Lucky”, a reverberação do início de “2 + 2 = 5” e a distorção dos ecos de auto-oscilação em “Karma Police”. Suas contribuições musicais inclusive lhe renderam o título de 59º melhor guitarrista de todos os tempos em um artigo da revista Rolling Stone, em 2015.

A Fender EOB Sustainer Stratocaster ainda não tem uma data oficial de lançamento, mas espera-se que chegue às lojas no final deste ano, no valor inicial de US$ 1.099,99.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!