Na última sexta-feira (07), um longo artigo postado na Vulture afirmou que o Spotify estaria “fabricando artistas”.

No caso, produtores teoricamente estariam compondo músicas sob pseudônimos falsos para completar grandes playlists da plataforma, fazendo com que a empresa não precisasse pagar gravadoras e artistas “de verdade” para utilizar suas músicas.

A acusação é seríssima, já que se o Spotify realmente estivesse criando músicas sob falsas pretensões para beneficiar a si mesmo, isso constituiria fraude.

Agora, a empresa respondeu às acusações ao conversar com a Billboard através de um representante.

Nós nunca criamos artistas ‘falsos’ e os colocamos em playlists do Spotify. [Isso é] categoricamente falso, completamente. Nós pagamos royalties — de composição e distribuição — por todas as faixas no Spotify, e por tudo o que colocamos em playlists. Nós não possuímos direitos [para canções], não somos uma gravadora, toda a nossa música é licenciada dos titulares dos direitos e nós pagamos eles — nós não pagamos a nós mesmos.

Recentemente, a empresa anunciou novas medidas e ferramentas para compartilhamento de playlists — e também novas restrições para os usuários da categoria gratuita do serviço.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!