Green Day
Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (7), um acrobata morreu enquanto se apresentava no festival espanhol Mad Cool, pouco antes do início do show do Green Day. Pedro Aunión Monroy caiu de uma altura de cerca de 30 metros e não resistiu aos ferimentos.

Muitos criticaram o fato da apresentação da banda ter acontecido normalmente depois da tragédia. Entretanto, o vocalista Billie Joe Armstrong publicou um comunicado explicando que o grupo soube do acidente apenas depois do show ter acabado, e que se soubessem antes não teriam subido ao palco. “Não sei por que as autoridades optaram por não nos informar sobre o acidente antes da nossa apresentação. Tudo o que sabemos é o que foi dito após o show,” afirmou.

Agora, a produção do Mad Cool Festival explicou a razão de optar por não adiar ou cancelar a apresentação do Green Day. Através de uma publicação em seu site oficial, os responsáveis pelo festival disseram estar desolados com a morte do acrobata, mas que a decisão de não interromper o evento foi tomada pela segurança local em conjunto com sua própria equipe de segurança:

O Mad Cool Festival cumpriu todas as medidas de segurança obrigatórias em festivais para o público, artistas e trabalhadores, e foi preparado para todas as eventualidades. Nessa situação, foi oficialmente considerado inseguro ter uma grande massa de pessoas se locomovendo ao mesmo tempo, com a possibilidade de reações violentas, devido ao súbito cancelamento de um evento de 45 mil pessoas. A segurança dos fãs no festival foi do mais alto nível e não foi comprometida.

Além disso, o pronunciamento garante que durante todo o ocorrido foi realizado um trabalho coordenado entre os profissionais de saúde presentes no evento e os serviços de emergência da cidade e da equipe de segurança. Uma unidade psicológica também foi disponibilizada para a família.

A organização pediu ainda respeito aos familiares de Pedro e agradeceu o apoio do público e de todos que trabalharam para fazer a segurança do evento.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!