43 discos que você deveria ter ouvido em Junho

Fizemos um compilado dos principais discos lançados durante o mês de Junho

 

E é isso, meus amigos: estamos entrando no segundo semestre de 2017, e muita coisa boa já rolou no mundo da música até aqui.

Esse mês não foi diferente: foram inúmeros lançamentos incríveis dos mais diversos gêneros musicais. Tivemos grandes destaques na música indie, no hip-hop, no rock e no pop, contando tanto com algumas surpresas como também com vários retornos muito esperados.

Não é uma tarefa fácil juntar os maiores lançamentos de cada mês para colocar aqui, então temos certeza de que vamos acabar esquecendo um nome ou outro. Por isso, esperamos que vocês deem um toque nos comentários e nos digam: quais foram os discos indispensáveis de Junho?

Obrigado pelo apoio e vamos lá!

All Time Low – Last Young Renegade

All Time Low - Last Young Renegade

Esse mês, o All Time Low voltou com seu sexto álbum de estúdio, Last Young Renegade, lançado pela gravadora Fueled By Ramen. O disco contou com dez inéditas e é o primeiro material inédito da banda desde o álbum Future Hearts, de 2015.

Alt-J – Relaxer

Alt-J - Relaxer

Três anos após o lançamento de This Is All Yours, o Alt-J voltou com uma pegada diferente em Relaxer, seu novo disco. Nele, o grupo apresentou melodias mais trabalhadas e ideias mais ousadas.

O álbum conta com participações de Ellie Rowsell, do Wolf Alice, e Marika Hackman.

Amber Coffman – City of No Reply

Amber Coffman - City of No Reply capa

City of No Reply é o primeiro álbum solo de Amber Coffman após sua saída do Dirty Projectors — e seu consequente término de namoro com Dave Longstreth, fundador do grupo.

Mas diferente do novo disco da banda de Dave, Amber não se deixou abalar muito pelo que aconteceu e fez um álbum com arranjos e melodias cheios de vida e influências do soft rock de bandas como Fleetwood Mac.

Bleachers – Gone Now

Bleachers - Gone Now

O Bleachers, projeto do produtor Jack Antonoff, lançou seu segundo álbum de estúdio, Gone Now, esse mês. As doze músicas presentes no trabalho passeiam por estilos como synth-pop, eletrônica e new wave.

Dan Auerbach – Waiting on a Song

Dan Auerbach - Waiting On A Song

O músico Dan Auerbach, da dupla Black Keys, aproveitou as “férias” da banda para gravar um novo álbum solo, intitulado Waiting On A Song.

O disco é bem diferente do que o músico vinha fazendo com o Black Keys, contando com melodias inspiradas até mesmo na surf music. Uma boa pedida para quem busca algo mais calmo e relaxante.

Dispatch – America, Location 12

Dispatch - America, Location 12 capa

A banda americana de roots folk Dispatch acaba de lançar seu primeiro disco em cinco anos, batizado de America, Location 12. O álbum conta com onze faixas inéditas e foi lançado pela gravadora Bomber Records.

Flogging Molly – Life Is Good

Flogging Molly - Life Is Good capa

Embora tenha passado levemente despercebido por boa parte da mídia mundial, a famosa banda de celtic punk Flogging Molly está com um novo álbum que foi lançado no começo do mês — Life Is Good.

Esse é o sexto registro em estúdio do grupo.

Halsey – Hopeless Fountain Kingdom

Halsey - Hopeless Fountain Kingdom

A cantora pop Halsey chamou bastante a atenção com Hopeless Fountain Kingdom, seu segundo álbum de estúdio, que conta com participações de Quavo, Lauren Jauregui e Cashmere Cat.

O disco foi um sucesso de vendas e estreou em primeiro lugar nas paradas da Billboard.

Roger Waters – Is This The Life We Really Want?

Roger Waters - Is This The Life We Really Want?

Esse ano está fortemente marcado como “o ano dos retornos”, onde vários artistas e bandas que passaram anos longe do estúdio estão voltando com novas canções. Uma dessas pessoas é Roger Waters, o lendário co-frontman do Pink Floyd.

O músico lançou esse mês o ótimo Is This the Life We Really Want?, seu primeiro disco em 25 anos (!), produzido por Nigel Godrich — colaborador de longa data do Radiohead.

Brockhampton – Saturation

Brockhampton - Saturation

Saturation é o nome do primeiro álbum do Brockhampton, coletivo de hip-hop formado no Texas em 2015 que conta com quinze membros. Juntos, os artistas botaram pra quebrar em dezessete músicas e deixaram o nome do grupo marcado como uma das revelações do hip-hop atual.

Chuck Berry – Chuck

Chuck Berry - Chuck

O lendário guitarrista Chuck Berry saiu de um hiato de mais de 30 anos para gravar músicas que viriam a compor Chuck, seu álbum de estúdio final. Infelizmente, o artista faleceu antes de poder ver o disco ser lançado, mas seu nome na história da música já está mais do que consagrado.

Você pode ouvir as últimas composições de Berry logo abaixo, em um disco que conta com participações de Tom Morello, Gary Clark Jr., Nathaniel Rateliff e muitos outros músicos.

Katy Perry – Witness

Katy Perry - Witness

A cantora Katy Perry lançou esse mês o Witness, seu quinto álbum de estúdio. O trabalho conta com quinze faixas e participações de Skip Marley, Nicki Minaj e Migos.

Lindsey Buckingham and Christine McVie – Lindsey Buckingham/Christine McVie

Lindsey Buckingham e Christine McVie - Lindsey Buckingham/Christine McVie

Os músicos Lindsey Buckingham e Christine McVie, conhecidos pelos seus ótimos trabalhos no icônico grupo Fleetwood Mac, uniram forças para gravar um pequeno apanhado de músicas que acabaram se tornando um álbum colaborativo muito bom de se ouvir.

Ouça o resultado logo abaixo.

London Grammar – Truth Is a Beautiful Thing

London Grammar - Truth Is A Beautiful Thing

Após quatro anos desde o lançamento de seu último disco, o trio London Grammar acaba de lançar o Truth Is a Beautiful Thing, seu novo álbum de estúdio. O novo material da banda permeia por estilos como o dream pop e o trip hop, e ainda foi produzido por grandes nomes como Paul Epworth e Greg Kurstin.

Phoenix – Ti Amo

Phoenix - Ti Amo

O Phoenix é outra banda que ficou quatro anos longe do estúdio, mas agora voltou com tudo em Ti Amo, seu novo disco. No trabalho, a banda segue essa onda recente mundial das influências “disco” e o resultado ficou no mínimo interessante. Dê uma olhada!

Rancid – Trouble Maker

Rancid - Trouble Maker

O Rancid lançou no último dia 9 o Trouble Maker, seu nono álbum de estúdio. Quem é fã da banda não vai se decepcionar — o grupo misturou o punk rock tradicional com uma pegada de ska e fez uma coleção de músicas excelentes.

Rise Against – Wolves

Rise Against - Wolves

O Rise Against também marcou presença esse mês com o álbum Wolves, o primeiro do grupo pela gravadora Virgin Records e sem seus produtores de longa data Bill Stevenson e Jason Livermore.

O som do disco segue a linha dos trabalhos anteriores do grupo, vagando pelo punk e pelo hardcore melódico.

Sufjan Stevens, Bryce Dessner, Nico Muhly and James McAlister – Planetarium

Planetarium - Sufjan Stevens, Bryce Dessner, Nico Muhly e James McAlister capa

O Planetarium era um disco muito esperado pelo público indie há anos.

Tendo sido “inaugurado” como uma série de shows especiais pelos Estados Unidos, eventualmente os músicos Sufjan Stevens, Bryce Dessner (The National), Nico Muhly e James McAlister se reuniram para gravar suas canções temáticas sobre o sistema solar.

O resultado ficou bem curioso. O grupo misturou elementos eletrônicos e arranjos grandiosos para dar vida às dezessete canções do álbum, buscando criar um verdadeiro “universo” sonoro.

SZA – Ctrl

SZA - Ctrl capa

SZA é um dos grandes destaques do R&B atual, e vinha chamando muita atenção com suas mixtapes. Agora, a cantora lançou seu primeiro álbum de estúdio e o resultado é excelente — os arranjos e melodias são interessantes e as letras se destacam.

Para quem curte os sons de artistas como Frank Ocean, esse álbum é uma ótima pedida.

2 Chainz – Pretty Girls Like Trap Music

2 Chainz - Pretty Girls Like Trap Music

Como o nome já indica, o álbum Pretty Girls Like Trap Music, do rapper 2 Chainz, usa e abusa de batidas de trap. O disco, que foi bem elogiado pela crítica mundial, conta com participações de Drake, Gucci Mane, Migos, Pharrell e muitos outros.

Big Boi – Boomiverse

Big Boi - Boomiverse

O rapper Big Boi, do Outkast, acaba de lançar seu terceiro álbum solo — Boomiverse. O disco conta com doze faixas e participações de nomes como Killer Mike (Run The Jewels), Adam Levine (Maroon 5), Snoop Dogg e outros.

Fleet Foxes – Crack-Up

Fleet Foxes - Crack-Up

Após seis anos sem muito movimento, a banda Fleet Foxes voltou com Crack-Up, seu denso terceiro álbum de estúdio. Como nós falamos por aqui, o disco conta com arranjos e estruturas musicais complexas, mas extremamente bem feitos.

Embora o novo material da banda seja menos acessível que o de discos anteriores, quem resolver dedicar um tempinho para Crack-Up não irá se decepcionar.

Jason Isbell and The 400 Unit – The Nashville Sound

Jason Isbell - The Nashville Sound

The Nashville Sound é o novo álbum de Jason Isbell, gravado com a ajuda da banda de apoio The 400 Unit. O disco apresenta as clássicas influências de gêneros como americana e country alternativo, que já eram muito presentes no trabalho de Isbell.

Lorde – Melodrama

Lorde - Melodrama

A cantora Lorde causou um verdadeiro fuzuê com Melodrama, seu segundo disco de estúdio.

Apresentando uma série de músicas muito bem escritas e bem dançantes, Melodrama é um forte candidato a melhor álbum pop do ano — e com certeza deverá aparecer em diversas listas de fim de ano por aí.

Nickelback – Feed The Machine

Nickelback - Feed The Machine

Você pode amar ou odiar eles, mas uma coisa é certa: o Nickelback faz sucesso.

Embora Feed The Machine, o último álbum lançado por eles, não tenha feito o mesmo sucesso dos trabalhos anteriores da banda, os números ainda impressionam — foram mais de 47 mil cópias vendidas, o que fez o grupo estrear o álbum na posição de número 5 nas paradas da Billboard.

E para conferir se o sucesso é merecido (ou não), você pode ouvir (ou não) o álbum deles logo abaixo.

Portugal. The Man – Woodstock

Portugal The Man - Woodstock

O Portugal. The Man acaba de compartilhar Woodstock, seu oitavo álbum de estúdio — e o primeiro desde Evil Friends, de 2013. Contando com dez canções, o álbum foi co-produzido por nomes como Danger Mouse (Gnarls Barkley) e Mike D (Beastie Boys).

Ride – Weather Diaries

Ride - Weather Diaries

Após 21 (!) anos, o Ride está de volta com Weather Diaries, seu quinto disco. Apesar de terem ficado longe por tanto tempo, o som da banda continua fino — no novo material, o grupo prova que ainda sabe fazer um shoegaze de qualidade.

Royal Blood – How Did We Get So Dark?

capa do disco "how did we get so dark?" do royal blood

O Royal Blood está aqui para provar que é uma das novas grandes bandas do rock. Em How Did We Get So Dark?, seu segundo disco, o duo dobra a aposta no seu som característico e entrega dez músicas que são, ao mesmo tempo, dançantes e destruidoras.

Young Thug – Beautiful Thugger Girls

Young Thug - Beautiful Thugger Girls

Após diversas mixtapes que o ajudaram a colocar seu nome no mapa, o curioso rapper americano Young Thug finalmente lançou seu primeiro disco de estúdio — Beautiful Thugger Girls.

O disco apresenta uma certa variedade de sons, não apenas ficando fixo no hip-hop e trap tradicional pelo qual Young Thug ficou conhecido. Além do seu estilo convencional, o músico ainda exibe influências do pop e do R&B em 14 canções.

Algiers – The Underside of Power

Algiers - The Underside of Power

Em 2015, o Algiers chamou a atenção da crítica mundial com seu primeiro disco de estúdio, lançado pela Matador.

Agora, a banda está ainda mais ousada em The Underside of Power, o seu segundo álbum. O disco é interessantíssimo, misturando elementos de pós-punk, soul e até mesmo música gospel.

Jeff Tweedy – Together At Last

Jeff Tweedy - Together At Last

Jeff Tweedy, conhecido pelo seu trabalho como frontman do Wilco, anunciou em Abril uma pequena coletânea de versões acústicas para várias faixas icônicas que compôs em sua carreira — seja com o Wilco, ou até mesmo com o Loose Fur ou o Golden Smog.

Pois bem: o disco finalmente está entre nós, e você pode ouví-lo na íntegra logo abaixo.

King Gizzard & the Lizard Wizard – Murder of the Universe

King Gizzard and the Lizard Wizard - Murder of the Universe

O King Gizzard & the Lizard Wizard é definitivamente uma das bandas mais bizarras a surgir nos últimos anos — no bom sentido. O curioso grupo australiano de rock psicodélico é completamente frenético e não se cansa de gravar álbuns.

Esse ano, o grupo prometeu que ia lançar cinco (!) discos novos. O primeiro deles, Flying Microtonal Banana, foi lançado no começo do ano. Agora, o grupo lançou o segundo da lista, Murder of the Universe — um disco conceitual que fala sobre aventuras, monstros e… vômito.

Ficou interessado? Pois ouça o trabalho logo abaixo. Infelizmente, os discos mais recentes do grupo não estão disponíveis nas plataformas de streaming aqui no Brasil — mas almas caridosas subiram o álbum no YouTube. Mas lembre-se: se gostou, ajude a banda e compre o disco!

Vince Staples – Big Fish Theory

Vince Staples - Big Fish Theory

O rapper Vince Staples está pouco a pouco se consagrando como um dos melhores nomes do hip-hop atual — mesmo tendo apenas dois álbuns em sua carreira.

O último deles é Big Fish Theory, onde Staples faz uma escolha ousada de se colocar em segundo plano para deixar a produção das faixas — incrivelmente bem feitas e inventivas — tomar as rédeas do trabalho.

Isso não quer dizer que o rapper não tem seu destaque: as letras continuam densas, cheias de rimas bem feitas e com histórias muito bem contadas. O álbum ainda conta com participações de Kendrick Lamar, Damon Albarn, Kilo Kish e muitos outros artistas talentosos.

Ouça o disco logo abaixo.

Calvin Harris – Funk Wav Bounces Vol. 1

Calvin Harris - Funk Wav Bounces Vol. 1

Embora o Brasil esteja entrando no Inverno, nos Estados Unidos o sol tá forte e o verão tá chegando com tudo.

E é apostando nessa vibe que o DJ Calvin Harris resolveu reunir um disco cheio de canções “ensolaradas” e divertidas, contando com colaborações de artistas como Frank Ocean, Ariana Grande, Katy Perry, Migos, Pharrell e muitos outros.

O resultado é, com certeza, um dos discos de “verão” mais animados do ano, perfeito para curtir em festas.

Jay-Z – 4:44

Jay-Z - 4:44 capa

O rapper Jay-Z pegou muita gente de surpresa ao anunciar semana passada que iria lançar um novo álbum. 4:44 é curto e conta com poucas colaborações — as únicas pessoas que aparecem no disco são Jay, Frank Ocean, Damian Marley e Gloria Carter, mãe do rapper.

Outra escolha curiosa do músico foi contar com batidas feitas apenas pelo produtor No I.D., ao contrário de grande parte dos astros do hip-hop atual que utilizam dezenas de produtores para um único álbum.

Infelizmente, o disco é exclusivo do TIDAL, plataforma de streaming da qual Jay-Z é dono. Mas se você tem uma conta lá, dê uma olhada no disco através do player abaixo.

Stone Sour – Hydrograd

Stone Sour - Hydrograd capa

Hydrograd é o sexto álbum de estúdio do Stone Sour, banda liderada por Corey Taylor. O disco conta com quinze faixas, incluindo os grandes singles “Song #3” e “Fabuless”, lançados recentemente pelo grupo.

Ouça o disco logo abaixo!

Boogarins – Lá Vem A Morte

Boogarins - Lá Vem a Morte

O grupo brasileiro de rock psicodélico Boogarins disponibilizou, de surpresa, o seu novo álbum de estúdio — Lá Vem A Morte.

O trabalho segue a linha dos últimos lançamentos da banda, mas afundando o pé cada vez mais na música experimental. Ouça o disco logo abaixo.

Tantão e os Fita – Espectro

Tantão e os Fita - Espectro

Espectro, o novo disco do projeto Tantão e os Fita, com certeza vai ser um dos discos nacionais mais curiosos que você terá ouvido recentemente. O uso particular de loops com letras diretas faz desse trabalho uma experiência única.

RZO – Quem Tá No Jogo

RZO - Quem Tá No Jogo

O grupo de rap RZO está de volta com mais um disco repleto de críticas sociais.

Misturando letras impactantes com uma produção excelente, o álbum conta com 19 faixas e mais de uma hora de material inédito que promete te fazer refletir sobre diversos problemas do Brasil atual.

Lucas Santtana – Modo Avião

Lucas Santtana - Modo Avião

O músico Lucas Santtana fez o que provavelmente já pode ser considerado um dos discos mais interessantes, sonoramente, do ano. Modo Avião conta com belos arranjos, recheados de retoques e detalhes que prometem prender a atenção do ouvinte do começo ao fim.

Bratislava – Fogo

Bratislava - Fogo

Em Fogo, seu novo disco, a banda Bratislava está com melodias ainda mais pesadas em um disco coeso e forte, que conta com participação de Gustavo Bertoni, do Scalene.

Mallu Magalhães – Vem

Mallu Magalhães - Vem

Em meio à algumas polêmicas, a cantora Mallu Magalhães lançou, esse mês, o Vem, seu novo álbum de estúdio e primeiro desde Pitanga, de 2011.

O álbum conta com ritmos bem brasileiros, misturando MPB, bossa nova e samba em doze inéditas.

Gorduratrans – Paroxismos

Gorduratrans - Paroxismos

Misturando o melhor do shoegaze com influências de bandas como Slint, o grupo carioca Gorduratrans cria seu próprio universo sonoro em Paroxismos, seu segundo álbum de estúdio.

Se você está à procura de algo barulhento e muito bem trabalhado, esse disco é pra você.

Domenico Lancellotti – Serra Dos Órgãos

Domenico Lancellotti - Serra dos Órgãos

Com um estilo que mistura sons mais acústicos com alguns toques aqui e ali de elementos eletrônicos, o novo disco de Domenico Lancellotti foi lançado esse mês pela gravadora Lab 344.

  
Compartilhar

Comentários