La La Land

Lembra do sucesso inquestionável de La La Land? Pois então: o filme, que levou cinco estatuetas do último Oscar, é também o vinil mais vendido de 2017 até agora.

Mas não é apenas esse filme que fez sucesso musicalmente ao longo desse ano. Vale lembrar que, pouco depois do musical, tivemos Moana e Guardiões da Galáxia Vol. 2. Enquanto o primeiro conta com músicas originais marcantes, do melhor jeito Frozen, Guardiões da Galáxia conta com nomes clássicos do rock, como Parliament e Fleetwood Mac.

Números da Billboard confirmaram que, até agora, 4,58 milhões de cópias de trilhas sonoras de filmes foram vendidas. Se comparado com os 3,51 milhões de 2016, o número atual mostra um crescimento de 31% nas vendas.

Para fins comparativos, só esses quatro milhões e pouco de cópias vendidas ultrapassa a venda de álbuns latinos e de música eletrônica juntos. Ou seja: Diplo, Major Lazer, Maluma, Anitta, Calvin Harris e mais artistas, juntos, não venderam tanto quanto as trilhas sonoras dos filmes atuais.

Para impressionar ainda mais, a atual lista dos 20 álbuns mais vendidos em geral incluem algumas trilhas de filmes. Temos na lista Moana, Trolls (que teve Justin Timberlake), A Bela e A Fera e Guardiões. Alguns deles já superaram até nomes como Kendrick Lamar e Ed Sheeran.

A lista específica para venda de soundtracks da Billboard aponta Moana em primeiro lugar. Mulher Maravilha, o mais recente nome da lista, aparece em sétimo. O top 10 ainda conta com filmes que não estão mais em cartaz nos cinemas, como Esquadrão Suicida (2016) e o primeiro Guardiões da Galáxia (2014).

A popularidade das trilhas sonoras de filmes

Desde a primeira trilha sonora disponível para venda (Branca de Neve e os Sete Anões, de 1938), a popularidade dos álbuns desse gênero cresceram gradativamente. Alcançando o pico na década de 90, hoje em dia as vendas físicas perderam espaço para o formato digital.

A trilha mais vendida de todos os tempos é a do filme The Bodyguard, de 1992, que vendeu aproximadamente 17 milhões de cópias no mundo inteiro. E não à toa, esse é o quarto álbum mais vendido de todos os tempos, perdendo apenas para Michael Jackson, AC/DC e Pink Floyd.

Os soundtracks sempre tiveram efeito positivo sobre a indústria fonográfica. Na década de 2000, os dois primeiros High School Musical foram os álbuns mais vendidos dos anos 2006 e 2007. Enquanto isso, as músicas de Frozen representaram o álbum mais vendido de 2014.

Apesar de ser bem difícil qualquer filme atual atingir essa marca, é evidente que os números aumentaram, devido a diversos fatores. Entre eles, estão a popularidade alcançada pelas músicas presentes nos filmes e a tímida volta da venda de vinis. Seja lá qual for a fórmula, ela está dando certo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!