Roger Waters em 2014
Foto via Shutterstock

Nos últimos dias uma pequena grande confusão tomou conta dos noticiários quando Thom Yorke, vocalista do Radiohead, resolveu falar sobre Roger Waters.

Mais precisamente, ele foi questionado sobre como sua banda recebeu a carta aberta que o músico conhecido pelo trabalho no Pink Floyd publicou ao lado de outros artistas, pedindo para que o Radiohead cancelasse um show em Israel.

Vale lembrar que Yorke teve palavras duras para o colega de profissão, dizendo que foi uma falta de respeito e questionando se Waters “pensa que somos retardados para não conseguirmos tomar uma decisão por conta própria.”

Ele também criticou duramente o fato de Roger não ter falado com eles antes de publicar a carta ao público, e agora Waters respondeu com uma nota no Facebook, dizendo que não foi bem assim:

Eu li a entrevista do Thom Yorke para a Rolling Stone. Ela precisa de uma resposta e não conta a história inteira.

No dia 12 de Fevereiro, com a ideia de iniciar um diálogo, eu mandei um email expressando a minha preocupação sobre o Radiohead cruzar as barreiras do movimento BDS (Boycott, Divestment and Sanctions) para fazer um show em Israel. Algumas horas depois Thom respondeu, ele estava irritado e havia interpretado a minha tentativa de iniciar uma conversa como uma ameaça. Então tentei novamente.

‘Hey Thom

Peço desculpas, a minha carta não teve a intenção de causar confronto. Eu estava entrando em contato para saber se poderíamos conversar sobre o que você fala na sua resposta. Podemos?

Amor

R.’

Não tive resposta. Então o silêncio prevaleceu por três semanas até o dia 04 de Março quando eu mandei uma longa e calorosa mensagem novamente para Thom pedindo para conversar.

Na entrevista do Thom com Andy Greene da Rolling Stone, ao falar sobre Ken Loach e eu, ele diz, ‘É profundamente irritante que eles preferem jogar merda em público ao invés de entrar em contato pessoalmente.’

Essa não é a verdade Thom. Eu tentei entrar em contato com você pessoalmente, e ainda gostaria de ter essa conversa.

‘Não falar não é uma opção.’

Hoje é o dia em que se completam 50 anos da ocupação da Palestina por Israel. 50 anos vivendo sob ocupação militar, 50 anos de um povo sem direitos civis, 50 anos sem recurso à lei, 50 anos de apartheid.

As barreiras do BDS existem para colocar em evidência a situação das pessoas ocupadas na Palestina, tanto lá quanto espalhadas pelo mundo, e para promover direitos civis para todas as pessoas que vivem entre o Rio Jordão e o Mar Mediterrâneo não importa sua nacionalidade, raça ou religião. Toda vida humana é sagrada, todo filho é nosso filho, o excepcionalismo é sempre nosso inimigo. Não existe Nós ou Eles, somente Nós.

Restiamo umani.
Amor
Roger Waters

Vale lembrar que o produtor do novo disco de Roger Waters, seu primeiro álbum em 25 anos, é Nigel Godrich, parceiro de longa data do Radiohead e amigo próximo de Thom Yorke.

Em sua entrevista sobre o assunto, Thom falou sobre a situação chata que foi criada por conta da carta aberta.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!