Thom Yorke, do Radiohead
Foto via Shutterstock

O frontman do Radiohead foi um dos muitos artistas que se pronunciaram esta semana contra a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de sair do Acordo de Paris, que tem o objetivo de “fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima e de reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos decorrentes dessas mudanças.”

Yorke, defensor das causas ambientais e apoiador do Greenpeace, twittou a imagem de um palhaço junto ao link da notícia sobre Trump, chamando-o de algo como “palhaço de merda”.

O Acordo de Paris, assinado em 2015 por 195 países durante a cúpula da ONU sobre mudanças climáticas, prevê que esses países devem trabalhar para “manter o aumento da temperatura média global em bem menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais e de envidar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.”

Sendo os EUA o segundo maior produtor mundial de gás de efeito estufa, a saída do país pode mudar o rumo desse acordo internacional.

Ainda esta semana, Yorke falou pela primeira vez sobre a carta aberta de Roger Waters pedindo que o Radiohead cancelasse uma apresentação em Israel. O músico não poupou palavras: “É profundamente irritante o que eles resolveram fazer.”

Quem também se manifestou contra Trump foi Billie Joe Armstrong, do Green Day, que deixou uma mensagem bem específica para o presidente no Instagram:

Querido Donald Trump.

Antes de tudo, vá se foder.

Vá se foder por sair do Acordo de Paris.

O futuro do planeta está em risco mais do que nunca. Suas mentiras e discursos estão fazendo do mundo um lugar tóxico e inseguro. Agora a raça humana é oficialmente uma espécie em risco de extinção.

Além disso eu quero dizer que os seus dias na presidência estão contados. Você oficialmente irá ficar marcado como o pior presidente da história dos Estados Unidos. Você não tem qualificações para o posto. Você é um uma estrela de reality show idiota e imbecil que transformou o país em uma piada para o resto do mundo.

Eu te odeio profundamente. E anote as minhas palavras, nós iremos te derrubar. Você está demitido.

Um foda-se sincero,

Planeta Terra

https://www.instagram.com/p/BU05DkSjlkL/

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!