A jornalista Lizzy Goodman está lançando este mês o livro Meet Me In The Bathroom: Rebirth And Rock And Roll In New York City, 2001–2011, que retrata uma década da cena alternativa nova-iorquina.

O site de cultura Vulture publicou na segunda-feira (15) alguns trechos de entrevistas com os caras do The Strokes, um dos maiores nomes desse cenário, presentes no livro da jornalista.

Uma das partes que chamam atenção é a relação conflituosa da banda com o músico Ryan Adams – que é apontado como responsável por levar o guitarrista Albert Hammond Jr. para o vício em heroína naquela época.

“Ryan costumava vir e me acordar às duas da manhã e usar drogas, então eu apenas usava e me desligava”, diz Hammond no livro. “Eu sabia que faria uso de drogas desde que era mais novo. Eu queria usar heroína desde os 14 anos.”

Ele também conta que o vocalista Julian Casablancas tentou intervir, ameaçando acabar com Adams se os dois continuassem a sair juntos. “Ele soube que Ryan viria me dar heroína, então ele ficou meio ‘se você vier ao meu apartamento de novo com heroína, eu vou chutar você.’”

O vocalista, por sua vez, diz não se lembrar de detalhes do ocorrido, mas corrobora: “Eu acho que heroína meio que vai além dos limites. Pode tirar a alma de uma pessoa. Então, é como se alguém estivesse tentando fazer uma lobotomia no seu amigo – você vai intervir.”

Hammond e Casablancas dividiam um apartamento na época. O guitarrista diz que as coisas mudaram quando os dois deixaram de morar juntos, além de seu problema com as drogas ser creditado como um dos motivos do declínio da banda.

Eu nunca havia usado daquele jeito até Ryan aparecer. Ele foi, definitivamente, uma má influência.

Em legítima defesa, Ryan Adams nega as acusações. “Isso é triste, porque eu e Albert éramos amigos. Eu sentia que tomava conta dele de um jeito que os outros não tomavam… Eu me lembro de estar muito preocupado com ele, mesmo ainda usando metanfetamina.”

Adams também se recorda de uma situação em que a banda o confrontou dentro de um bar, dizendo que não iria mais sair com ele.

Foi fácil me colocar como o problema. Acho que eles logo perceberam que eu não era o problema.

Além de tudo isso sobre Ryan Adams, os trechos disponíveis no Vulture ainda contam sobre a relação da banda com Courtney Love, a inveja que tinham do The Killers, e todo o período tumultuado que veio no auge dos Strokes com o lançamento do Is This It, em 2001.

Ficou curioso? O livro sai no próximo dia 23 de Maio!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!