Não, você não leu errado. A cervejaria Norrebro Bryghus, da Dinamarca, utilizou 54 mil litros (!) de urina na fabricação de uma nova cerveja, que intitularam de “Pisner” — um trocadilho com as palavras “Pilsner” (um tipo de cerveja) e “piss” (mijo, em inglês).

Os tanques de cerveja foram coletados na edição de 2015 do festival de Roskilde, na Dinamarca. Mas fique tranquilo: o produto final não contém nenhum dejeto. No caso, a urina foi utiliza para fertilizar a cevada ao invés de processos mais “convencionais” — método chamado de “beercycling”.

A prática parece estar ganhando força: a chefe do conselho dinamarquês de agricultura e comida Karen Hækkerup afirmou estar muito feliz com o resultado, dando destaque à capacidade de reciclagem de algo que normalmente seria apenas jogado fora.

Quando se trata de economia circular, os fazendeiros dinamarqueses estão entre os melhores do mundo. Se você consegue produzir uma cerveja utilizando urina como fertilizante, você pode reciclar praticamente qualquer coisa.

No total, a urina coletada no evento produziu cevada o suficiente para 60 mil garrafas, e a Pisner será lançada no mercado no próximo mês. Você pode conferir um rápido vídeo sobre a cerveja especial logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!