Em 1991 aconteceu a primeira edição do festival Lollapalooza, e o que era uma iniciativa de Perry Farrell para que sua banda, Jane’s Addiction, entrasse em hiato com uma despedida em grande estilo, se tornou um dos maiores eventos do planeta.

Em 1992 e 1993, após o sucesso da primeira edição, o evento contou com nomes como Red Hot Chili Peppers, Soundgarden, Pearl Jam, Alice In Chains, TOOL e Rage Against The Machine, mas ao que tudo indica, a organização não conseguiu contratar um dos seus sonhos de consumo.

Uma nova entrevista de Kurt Cobain, que apareceu na Internet com legendas em Português, mostra o líder do Nirvana falando sobre sucesso, fama, punk rock e como eles teriam recusado uma oferta de 6 milhões de dólares para se apresentar no festival.

Trazendo para os dias de hoje, essa quantia seria o equivalente a mais ou menos 10 milhões de dólares, ou cerca de 34 milhões de Reais.

Na época o festival era itinerante e passava por várias cidades dos Estados unidos; em 1992 aconteceu entre os meses de Julho e Setembro, e em 1993 foi de Junho a Agosto.

Não dá para saber de qual ano seria o convite, e em 1994 o Nirvana chegou a ser confirmado pelo Lollapalooza que aconteceu entre Julho e Setembro, mas em 04 de Abril a banda cancelou a participação, apenas quatro dias antes de Cobain ser encontrado morto em Seattle e um dia antes do suicídio. Provavelmente a oferta para esse ano foi bastante similar, e é de se imaginar como aconteceu o processo que fez o grupo mudar de ideia.

O músico ainda comenta que na época a banda estava “empatando” com o dinheiro que ganhava em shows, porque fazia apresentações em teatros com um custo de produção muito elevado, e que ofertas gigantescas ao “estilo Guns N’ Roses” não eram uma realidade para ele, Krist Novoselic e Dave Grohl.

Na entrevista, Kurt ainda fala sobre como estava feliz com o resultado de In Utero, que gravou “como a banda quis”, e parecia mostrar que encontrou um equilíbrio interessante entre como gostaria que suas músicas soassem e como o público as receberia.

Você pode assistir ao vídeo com a entrevista legendada de Kurt Cobain logo abaixo. Ela foi concedida ao repórter Jon Savage, em 22 de Julho de 1993, em Nova York.

Sugestão do leitor Josias Lima

LEIA TAMBÉM: Dave Grohl conta sobre como chorou com lembrança do Nirvana no Lollapalooza

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!