O Megadeth recentemente organizou o evento dos sonhos de qualquer fã: uma espécie de “acampamento” na casa de Dave Mustaine, contando com oficinas de guitarra, baixo, bateria e composição, além de jam sessions e até mesmo uma missa (!) rezada por David Ellefson.

E de acordo com o baixista, não foi nada fácil se preparar para o grande sermão da cerimônia. “É um assunto sensível”, afirmou Ellefson em uma entrevista com Mitch Lafon. E não é pra menos — ao longo da história, inúmeras bandas e músicas de metal já foram comparadas com algo “do capeta”.

Para Ellefson, o melhor conselho veio do próprio Mustaine, que o pediu para falar sobre como “você ainda pode ouvir heavy metal e não ir para o inferno”. Dessa forma, o músico se baseou em canções como “War Pigs” (Black Sabbath), “The Number of the Beast” (Iron Maiden) e “South of Heaven” (Slayer) para fazer seu sermão. O baixista elaborou:

Olha, Deus… ele está ‘ok’ com isso. Digo, Deus é o criador, que é a forma como todas as músicas são criadas. O diabo não tem poderes criativos ou redentores, como várias pessoas gostam de pensar. Mas ao mesmo tempo, se música, ou filmes ou qualquer coisa que você gosta te forçam a trilhar o caminho da tentação, então você provavelmente não deveria fazer isso. E eu falo por experiência própria.

Ao comentar sobre a “fascinação com o oculto, o lado negro, o abismo e todas essas coisas diferentes”, Ellefson argumentou que nem sempre elas possam representar a visão ou opinião do compositor.

É como Stephen King escrevendo um livro. Isso não aconteceu de verdade; é só uma história. Aproveite a história e não coloque tanto julgamento em cima dela.

É válido lembrar que o próprio catálogo do Megadeth conta com esses tipos de composições. No passado, Mustaine já revelou que não gosta de tocar certas músicas da banda, como “The Conjuring”, pois não são alinhadas com suas crenças atuais.

E o que você pensa sobre isso? Você acha que ouvir heavy metal e ser religioso são ações contraditórias?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!