O Radiohead irá tocar em Tel Aviv, Israel, no dia 19 de Julho, e isso parece estar causando confusões com alguns músicos consagrados.

Mais especificamente, Roger Waters, Thurston Moore e Tunde Adebimpe (TV On The Radio) assinaram uma carta que pede para que a banda de Thom Yorke “reconsidere” a apresentação:

Queridos Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Philip Selway,

Vocês estão com um show marcado para Tel Aviv em Julho desse ano.

Gostaríamos de pedir para que pensassem novamente nisso – porque ao tocar em Israel vocês estarão tocando em um estado onde fontes das Nações Unidas dizem que ‘um sistema de apartheid foi imposto em relação ao povo Palestino.’

Uma vez o Radiohead emitiu um comunicado dizendo: ‘Sem o trabalho de organizações como a Anistia Internacional, a Declaração Universal [dos Direitos Humanos] seria apenas retórica.’ Claramente vocês leram os relatórios da Anistia, então sabem que Israel não dá liberdade aos Palestinos ocupados, que não podem morar onde querem, não podem viajar como desejam, são presos (e muitas vezes torturados) sem acusações ou julgamento, e nem podem usar o Facebook sem vigilância, censura e prisões.

Ao pedir que vocês não toquem em Israel, os Palestinos apelaram para que vocês deem um pequeno passo para ajudar a pressionar Israel para encerrar a violação de direitos básicos e leis internacionais. Com certeza se o posicionamento contra políticas de divisão, discriminação e ódio significa algo para vocês, então significa lutar por ele contra isso em qualquer lugar – e isso tem que incluir o que acontece aos Palestinos diariamente. Caso contrário o resto é, para usar suas palavras, ‘mera retórica’.

Você pode ler a carta na íntegra clicando aqui.

Vale lembrar que Roger Waters irá lançar seu primeiro disco de estúdio em 25 anos e já disponibilizou a primeira música inédita.

LEIA TAMBÉM: Jonny Greenwood trolla Thom Yorke em show do Radiohead

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!