Roger Hodgson em Porto Alegre

Por Doni Maciel

Supertramp é presença certeira no meu Spotify, mais especificamente na playlist “Tiozêra FM”! Típica banda setentista, tem um pé no progressivo, um pé no folk/rock, vocais muito bem trabalhados e um punhado de grandes canções pop. Fato é que os caras passaram o rodo na segunda metade dos 70 e início dos 80, e lá em casa muito ouvi (por tabela) o disco duplo ao vivo Paris, de 1980. Sabia de cor, porque meus irmãos gastaram agulha rodando essa bolacha.

E um lance que sempre me marcou foi o fato da banda ter dois vocalistas – o cara da voz grossa e o cara da voz fina. Na minha cabeça de criança delirante, eram tipo O Gordo e o Magro fazendo uma puta sonzeira. Na terça 21 de Março, quem veio a Porto Alegre foi o cara da voz fina, mister Roger Hodgson, dono de grande parte dos hits do Supertramp, e por isso o cidadão que tem o direito de seguir apresentando ao vivo essas obras de arte.

De terno branco, empunhando uma xícara de english tea, subiu ao palco do Pepsi On Stage cheio de simpatia e tratou de puxar da cartola uma penca desses megahits radiofônicos. “The Logical Song” e “It’s Raining Again” foram as mais festejadas, seguidas de perto por “Give a Little Bit”, “Dreamer”, “Take the Long Way Home” e “Breakfast in America”. Ali no meu cantinho, achei emocionante a versão de “Lord Is It Mine”. Mas não foi só! Teve espaço para algumas músicas menos óbvias da carreira do Supertramp e canções de sua empreitada solo, com destaque para “Had a Dream”.

A fiel plateia de cabelos cromados ficou hipnotizada nas praticamente duas horas de show. Lá no palco, titio Roger segurou muito bem seus falsetes, mesmo que às vezes a voz do cara parecesse um pouco enterrada em meio ao competente instrumental da banda de apoio. E cabe registrar que, justamente nessa data querida, ele completou 67 aninhos, fato que valoriza muito seu desempenho exemplar no microfone.

Pra celebrar a data, o grupo puxou “Birthday” dos Beatles, numa versão festiva e improvisada. Daí teve bolinho com velas, parabéns pra você cantado em coro e um aniversariante pra lá de faceiro! Do alto de sua maestria, deixou uma mensagem de paz para os fãs: em tempos de crise, “music can be good medicine”. Sábio guru!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!