Trementina

As coisas não estão indo muito bem para o tradicional festival SXSW, que acontece em Austin, no Texas.

A banda chilena de shoegaze Trementina e o rapper Yung Beef foram proibidos de entrar nos Estados Unidos por não terem o visto correto para tocar no festival. Eles não são os únicos — outros sete artistas também foram barrados.

A confusão acontece por conta dos diferentes tipos de vistos utilizados pela alfândega americana. Artistas que vão fazer shows gratuitos já conseguiram entrar no país no passado utilizando vistos de turista, enquanto que artistas que irão receber pagamentos pelos seus shows precisam de um visto de trabalhador.

No entanto, a alfândega comunicou que todos os membros de banda precisam de um visto de trabalhador — independentemente de estarem recebendo cachê ou não.

Os artistas fizeram o comunicado através de suas redes sociais. O Trementina planejava começar uma mini-turnê pelos Estados Unidos após sua apresentação no SXSW, mas recebeu a informação de que seus vistos haviam sido cancelados em cima da hora. “Nós tentamos contatar a embaixada dos Estados Unidos, e eles não nos deram resposta ou solução. Nós perdemos nossas passagens de avião, um mês e meio de shows e muito tempo e trabalho investidos nisso”, afirmaram.

Além disso, um músico local de Austin acabou sendo baleado durante um assalto à mão armada após um show do A Giant Dog para o SXSW, aponta a Pitchfork. Ao se encaminhar para sua casa, o guitarrista Michael Sanders foi abordado pro três homens, que acabaram levando seu celular e dinheiro.

Após o assalto, o artista tentou caminhar para sua casa mas foi baleado no ombro. A sua banda, Löwin, tinha três shows planejados em Austin essa semana — mas Sanders não poderá tocar com seus colegas devido às lesões.

O SXSW é um gigantesco festival que promove, durante quase duas semanas, opções de entretenimento relacionados às áreas da música, filme e mídias interativas. A edição deste ano começou no dia 10 de Março e irá rolar até o dia 19.

Após a posse de Donald Trump e o endurecimento das políticas de imigração, bandas e artistas que tocariam no festival têm encontrado problemas, sendo que um grupo italiano chegou a ser algemado e preso.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!