5 vezes em que QOTSA e Arctic Monkeys trabalharam juntos

Participações, nome de música, produção e mais: relembre parcerias bem sucedidas

Arctic Monkeys e Queens Of The Stone Age
 

Ontem a gente falou por aqui sobre como Queens Of The Stone Age e Arctic Monkeys estão em estúdio gravando seus discos e algo pode estar envolvendo as duas bandas.

Matt Helders, baterista da banda britânica, publicou uma foto no Instagram dando a entender que estaria junto com Josh Homme mais uma vez, e essa definitivamente não é a primeira ocasião em que integrantes das duas bandas trabalhariam juntos, principalmente quando falamos de Alex Turner e Josh.

Pensando nisso, resolvemos listar momentos em que Josh Homme e companhia já produziram conteúdo com Alex Turner e seus rapazes.

Divirta-se!

Humbug e influência na sonoridade

Arctic Monkeys - Humbug

Em 2008 o Arctic Monkeys foi até o deserto da Califórnia e saiu de lá com 12 músicas gravadas por Josh Homme.

No ano seguinte, em 2009, gravou mais doze canções com o produtor James Ford em Nova York, e essas músicas todas serviram como base para o disco Humbug, lançado nesse ano.

Além de co-produtor do álbum, Homme também participou com backing vocals em “Dangerous Animals”, “Potion Approaching” e “The Jeweller’s Hands”, onde também tocou glockenspiel.

A partir daí, o Arctic Monkeys passou a incorporar elementos do chamado desert rock e das bandas de Josh Homme, principalmente o Queens Of The Stone Age, em sua sonoridade.

 

Suck It And See e AM

AM, do Arctic Monkeys, em vinil

Após a colaboração em Humbug, vieram outras nos discos Suck It And See (2011) e AM (2013).

No primeiro, Josh gravou vocais em “All My Own Stunts”, e já no segundo gravou vocais em “One For The Road” e “Knee Socks”.

Na mesma época o Queens Of The Stone Age estava lançando seu então novo disco, …Like Clockwork, e Alex Turner disse que foi divertidíssimo ter esse lance de “uma mão lava a outra”.

 

…Like Clockwork

Queens of the Stone Age - ...Like Clockwork

E é justamente no sexto disco de estúdio do QOTSA que Alex Turner “devolve o favor” a Josh Homme.

Sua participação se deu com backing vocals em “If I Had A Tail”, canção que ainda conta com as participações de Nick Oliveri, Mark Lanegan, e a bateria de Dave Grohl.

Além disso, outra música teria sido inspirada em Alex Turner, “Kalopsia”:

Um dia eu liguei para ele há alguns anos, quando estava começando a pensar na possibilidade de gravar um disco e disse ‘hey cara, me dê uma frase boa.’ Ele me respondeu com ‘kalopsia’ e eu disse ‘Kalopsia? Que diabos isso significa?’ e ele disse que ‘é uma condição onde tudo parece ser mais lindo do que realmente é.’

 

Melhores Discos de 2013

The Next Day, do David Bowie, é o disco mais vendido de 2013, segundo o Record Store Chart

Essa não é uma colaboração propriamente dita, mas uma baita indicação do respeito mútuo entre QOTSA e AM.

Em 2013, a banda de Josh Homme fez uma lista com os 10 melhores álbuns do ano para o site BrooklynVegan, e por lá colocou AM, dos Monkeys, ao lado de nomes como David Bowie, Arcade Fire, Paul McCartney e Nick Cave:

– Arcade Fire – Reflektor
– Arctic Monkeys – AM
– Paul McCartney – New
– Earthless – From The Ages
– David Bowie – The Next Day
– Nick Cave and the Bad Seeds – Push The Sky Away
– Rise and Fall of Paramount Records 1917-1932
– Savages – Silence Yourself
– Phoenix – Bankrupt!
– Kurt Vile -Waking On A Pretty Daze

 

Iggy Pop e Post Pop Depression

Iggy Pop - Post Pop Depression

Em 2016 o mestre Iggy Pop lançou um novo disco chamado Post Pop Depression e quem idealizou e gravou as canções foi Josh Homme.

Para montar sua banda, o cara recrutou Dean Fertita, com quem já vinha trabalhando no Queens Of The Stone Age, e Matt Helders, que publicou a foto que deu origem ao nosso post.

 

Queens Of The Stone Age e Arctic Monkeys

2017 será um ano quente para os fãs das duas bandas: ambas estão em estúdio gravando seus novos discos, e assim que novidades surgirem a respeito, publicaremos por aqui.

  

Comentários