Big Walnuts Yonder

O que acontece ao juntarmos artistas de bandas de diferentes estilos de rock? Bagunça? Desentendimento? Uma mistura de elementos e de conhecimentos musicais pode até dar certo, como comprova o novo supergrupo Big Walnuts Yonder.

Para você entender melhor o que estamos querendo dizer, dê uma sacada na escalação da banda. No baixo, temos Mike Watt, da extinta banda punk Minutemen (e que também já tocou com o The Stooges). Para contrastar, como guitarrista, temos Nick Reinhart, da experimental Tara Melos. Greg Saunier, da também experimental Deerhoof, assume a bateria. E por último, mas não menos importante, o guitarrista da banda de folk rock Wilco, Nels Cline. Watt e Reinhart fazem os vocais.

Por sinal, “novo” não é a palavra mais adequada para aplicar a esse grupo. Apesar de o álbum ter saído só agora, o projeto já existe tem tempo. Desde 2008 existem conversas entre Watt e Reinhart, mas a agenda apertada dos integrantes impedia o encontro.

O processo de criação das músicas se deu de uma forma não muito convencional. Mike Watt enviou oito linhas de baixo para os outros integrantes e, desse ponto de partida, eles foram acrescentando suas ideias, dando cada vez mais forma às músicas. Das dez músicas do álbum, apenas duas partiram de ideias de outros membros – uma de Saunier e uma de Cline.

Ainda sobre a composição das músicas, Saunier, em entrevista ao Consequence of Sound, disse:

Eu não chamaria exatamente de improvisação, mas foi muito louco o quão rápido todos vieram com suas respectivas partes, mesmo não conhecendo as músicas direito. Particularmente, Nels não havia preparado nada antes da gravação, mas após alguns segundos ouvindo as músicas, ele estava tocando como se suas ‘improvisações’ já fossem a própria canção gravada.

Supergrupos em 2017

Big Walnuts Yonder não é o primeiro supergrupo formado em 2017. Para quem gosta de sludge metal, integrantes do At the Drive-In, do Les Butcherettes e do Melvins formaram o grupo Crystal Fairy, cujo álbum homônimo foi lançado no último dia 24.

Já o supergrupo DREAMCAR, com Davey Havok (vocalista do AFI) e todos os integrantes do No Doubt (com exceção de Gwen Stefani), foi anunciado no final do ano passado. A banda, no entanto, é atração confirmadíssima no Coachella desse ano. Boatos ainda apontam que o grupo pode vir a lançar um álbum novo ainda esse ano e o primeiro single pode ser ouvido aqui.

 

Confira a primeira música divulgada oficialmente

big-walnuts-yonder-album

O álbum de estreia, também chamado de Big Walnuts Yonder, tem previsão de lançamento para o dia 5 de Maio. No entanto, as músicas foram gravadas em apenas três dias, no verão (nosso inverno) de 2014, em um estúdio no Brooklyn (NYC).

Greg Saunier foi o responsável pela mixagem, e só conseguiu acabar as músicas com calma há cerca de três meses atrás. “As coisas demoram mais quando se trabalha independentemente”, diz o baterista.

A primeira música a ser divulgada foi postada na conta da gravadora Sargent House (a mesma gravadora do Tara Melos) no SoundCloud. O nome da canção é “Raise the Drawbridges?”, e foi uma das oito linhas de baixo enviadas inicialmente por Mike Watt.

A faixa em questão dá voz a um policial durão que disfarça o seu medo através de uma postura de “durão”. O peso da responsabilidade abala as pessoas e lhes deixam presos no medo de falhar.

Confira a música no player abaixo:

https://soundcloud.com/sargent-house/big-walnuts-yonder-raise-the-drawbridges

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!