Billy Corgan, do Smashing Pumpkins

Billy Corgan, o frontman do Smashing Pumpkins, deu recentemente uma entrevista brutalmente honesta para o Why Not Now? de Amy Jo Martin.

Na ocasião, o músico mencionou a dura luta contra a depressão que enfrentou durante o começo anos 90, chegando até mesmo a contemplar o suicídio. E uma das causas para seus problemas foi a ascensão do grunge através dos álbuns Nevermind, do Nirvana, e Ten, do Pearl Jam.

Em um curto período de tempo, eu fui de pensar que eu era bem sucedido no meu campo para depois perceber que todas as regras no meu campo tinham mudado. Tudo o que eu tinha construído para eu ser e fazer não era mais relevante quanto precisaria ser. Eu acabei caindo numa estranha depressão porque eu sentia que algo não tinha sido [necessariamente] tirado de mim, mas que a mudança tinha me feito sentir inadequado de uma maneira que eu não estava preparado.

Eu cheguei numa manhã da minha vida onde ou eu pulava de uma janela, ou eu iria mudar minha vida. Eu sei que isso soa muito dramático, mas é literalmente o que aconteceu. Eu não podia meditar sobre ‘morte’ mais do que eu já tinha, eu tinha até chegado num ponto onde, eles dizem que é bem problemático se tratando de suicídio, quando você começa a doar suas coisas. Eu já tinha passado por todos esses estágios, eu já estava doando minhas coisas e planejando minha eulogia, e todo esse tipo de coisa estranha.

Continuando, Corgan mencionou o que precisou fazer para sair desse lugar, e afirmou que a icônica canção “Today” foi de grande ajuda.

Eu acordei uma manhã, meio que olhei pela janela e pensei ‘Ok, bom, se eu não vou pular da janela, eu tenho que fazer o que eu preciso fazer’. Aquela manhã eu escrevi, eu acho que era a música ‘Today’, a qual as pessoas provavelmente estão familiares com, é a música do clipe do caminhão de sorvete. É meio que uma observação irônica sobre suicídio, mas na essência a letra dela é uma meditação de que todo dia é o melhor dia, se você permite que ele seja.

Como muitos devem saber, nos anos seguintes o Smashing Pumpkins entrou no estúdio para gravar o impecável Siamese Dream, álbum que marcou a carreira do Smashing Pumpkins como a verdadeira porta de entrada do grupo para o mainstream, contando com grandes hits como “Cherub Rock” e “Disarm”, além de “Today”.

Você pode conferir a entrevista com o músico na íntegra logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!