É Carnaval! Está decretado oficialmente aquele período em que todo brasileiro se manifesta a respeito e, seja concordando ou desaprovando, acaba aproveitando os dias sem atividades formais para se divertir de uma forma ou de outra.

Se você é daqueles que nem pensa em sair de casa para frequentar os blocos de rua e pretende ficar em casa no famoso “Netflix and chill”, separamos aqui 15 títulos de filmes e documentários que falam sobre música e são uma baita pedida para o “feriado”.

Desde musicais até documentários sobre os mais diversos aspectos da música, esses 15 filmes têm, cada um sua particularidade, e não podem passar batido na coleção de um bom fã de rock and roll, pop, jazz, hip hop e mais.

Divirta-se!

 

Rocky Horror Picture Show (1975)

The Rocky Horror Picture ShowO musical mistura comédia e terror, foi lançado em 1975 e é uma adaptação do diretor para a peça de teatro de mesmo nome lançada em 1973.

Duração: 1 hora e 38 minutos

Link: Netflix

 

Janis: Little Girl Blue (2015)

Janis: Little Girl BlueLançado em 2015, o documentário foi dirigido por Amy J. Berg e exibido no badalado festival de filmes de Toronto.

Janis: Little Girl Blue, conta a história da mega influente Janis Joplin, e além de material raro da cantora ainda conta com a participação de nomes como Juliette Lewis, Kris Kristofferson e declarações antigas de Jimi Hendrix e John Lennon.

Duração: 1 hora e 43 minutos

Link: Netflix

 

We Are Twisted F***ing Sister! (2014)

We Are Twisted Fucking Sister!Como o nome já deixa bastante claro, o documentário fala a respeito da banda de hard rock Twisted Sister, e conta como os caras “invadiram os subúrbios” enquanto a disco e o punk rock dominavam Nova York.

Link: Netflix

 

The Wrecking! Crew (2008)

The Wrecking CrewThe Wrecking Crew é o nome pelo qual ficou conhecido um grupo de músicos dos anos 60 e 70 que trabalhavam como artistas contratados.

Baseados em Los Angeles, os caras eram chamados frequentemente para gravações que iam desde jingles e comerciais até versões de alguns dos hits mais conhecidos da época, como “California Dreamin'” (The Mamas And The Papas) e “Good Vibrations” (The Beach Boys).

O documentário fala a respeito dos músicos.

Duração: 1 hora e 41 minutos

Link: Netflix

 

Can’t Stand Losing You – Sobrevivendo ao The Police (2012)

Sobrevivendo ao The PoliceBatizado com o nome de uma música da banda, “Sobrevivendo ao The Police” é um retrato baseado nas memórias de Andy Summers, guitarrista da influente banda inglesa de rock.

Segundo a Netflix, “o mesmo atrito que os levou ao topo acabou causando a separação de uma das maiores bandas do planeta”.

Duração: 1 hora e 22 minutos

Link: Netflix

 

Sample This (2012)

Sample ThisO documentário mostra como um trecho da música “Apache”, da Incredible Bongo Band, foi sampleado e acabou se tornando uma das bases para a construção e explosão do hip hop.

Duração: 1 hora e 23 minutos

Link: Netflix

 

Backstreet Boys: Show ‘em What You’re Made Of (2015)

Backstreet Boys - Show'em What You're Made OfÀ primeira vista você pode deixar o documentário sobre a carreira da boy band Backstreet Boys passar batido, mas eu não faria isso.

Assim como inúmeras bandas de rock, os caras conheceram o estrelato de forma muito rápida e quando eram muito jovens, e isso acabou trazendo uma série de consequências boas e ruins, mostradas no documentário.

Com a participação ativa dos próprios, o filme mostra a reunião do grupo para uma turnê, o início na Flórida, os problemas com o empresário da banda e mais.

Duração: 1 hora e 45 minutos

Link: Netflix

 

Austin to Boston (2015)

Austin to BostonApós a última noite do festival SXSW, em Austin, quatro bandas decidem embarcar em 5 kombis e pegarem a estrada em direção a Boston, no Nordeste dos Estados Unidos.

O filme mostra como Ben Howard, The Staves, Nathaniel Rateliff e Bear’s Den se apresentaram em diversos locais diferentes no caminho, passando por diversos problema também.

Narrado por Gill Landry, o documentário ainda conta com Ben Lovett, do Mumford & Sons.

Duração: 1 hora e 11 minutos

Link: Netflix

 

A Um Passo do Estrelato (2013)

A Um Passo EstrelatoNesse documentário são mostradas as donas de vozes que fazem backing vocals para artistas consagrados como Bruce Springsteen, Stevie Wonder e Mick Jagger.

No filme são abordadas as suas histórias de vida, contando com depoimentos dos artistas citados, e falando sobre os caminhos que levaram cada uma até ali ao invés de uma carreira solo, por exemplo.

Duração: 1 hora e 30 minutos

Link: Netflix

 

Los Punks – We Are All We Have (2016)

Los Punks - We Are All We HaveEsse documentário fala sobre como a cena punk vem crescendo em Los Angeles principalmente entre a comunidade latina que mora na cidade e é responsável por uma parte imensa da população.

Lançado recentemente, deve mostrar bem um panorama do que esperar para os próximos anos, principalmente após a eleição de Donald Trump.

Duração: 1 hora e 19 minutos

Link: Netflix

 

The Zen Of Bennett (2012)

The Zen Of BennettThe Zen Of Bennett é um documentário que fala a respeito do lendário cantor Tony Bennett e foi retratado enquanto ele fazia gravações com outros grandes nomes da música.

Lady Gaga, Amy Winehouse, Willie Nelson, John Mayer e mais aparecem no filme.

Duração: 1 hora e 26 minutos

Link: Netflix

 

Cobain: Montage of Heck (2015)

Kurt Cobain - Montage Of HeckKurt Cobain: Montage of Heck, é o primeiro filme a respeito da lenda do Nirvana feito com material liberado pela família.

Courtney Love e Frances Bean Cobain entregaram gravações, desenhos e textos ao diretor Brett Morgen, que compilou o material todo.

Duração: 2 horas e 12 minutos

Link: Netflix

 

Cauby: Começaria Tudo Outra Vez (2012)

Cauby: Começaria Tudo Outra VezComo o nome entrega, o documentário fala sobre o icônico Cauby Peixoto, dono de uma das vozes e estilos mais conhecidos do Brasil.

Na descrição, a Netflix diz que o filme mostra a vida “do Elvis Presley brasileiro”.

Duração: 1 hora e 29 minutos

Link: Netflix

 

Amy (2015)

Documentário sobre Amy Winehouse ganha mais exibições no Brasil

O documentário indicado ao Oscar de 2016 fala sobre a vida da saudosa e talentosa Amy Winehouse. Vídeos caseiros e entrevistas com amigos próximos mostram boa parte da vida da cantora.

Duração: 2h 7 minutos

Link: Netflix

 

Sexo, Rock & Confusão (Empire Records)

Empire Records

O clássico de 1995 está na Netflix e mostra a história de funcionários de uma pequena loja de discos que querem evitar sua venda para uma grande rede de franquias. Indispensável para qualquer fã de música.

Duração: 1h 30 minutos

Link: Netflix

 

Lista de 2016

Filmes sobre música na NetflixVocê pode ver a primeira lista com 25 filmes sobre música para ver na Netflix, que postamos no Carnaval de 2016, clicando aqui.