O AOR é um estilo de música que está voltando para as paradas nacionais e internacionais. Aristas como Thundercat e David Bowie têm lançamentos que representam bem o gênero. Mas o que ele significa?

O termo significa “Album Oriented Rock”, ou seja, rock orientado a álbum. A sigla surgiu no começo dos anos 70 para designar as rádios norte americanas que tocavam discos inteiros. Eram rádios que iam na contramão da maioria, que optava por tocar singles e seguir interesses comerciais. Esse tipo de rádio evoluiu das programações mais soltas e voltadas para o progressismo, ao tocar músicas mais longas e com poucos intervalos comerciais.

A abreviação também é usada para “Adult Oriented Rock”, ou “rock orientado para adultos”. Neste caso, a palavra adulto tem sentido de amadurecimento no momento da composição, não de excluir os jovens na hora de ouvirem música. Ele nasce em oposição à música disco e punk que faziam sucesso na época.

Com o tempo, AOR acabou se tornando uma espécie de música popular de alta excelência, com influências do rock, jazz e soul. O estilo teve seu ápice entre os anos 1976 e 1982, sempre se preocupando com alto nível estético e de detalhes.

Nesta lista, mostraremos algumas das principais bandas que ajudaram a fazer este estilo conhecido.

Steely Dan

A banda é formada pela dupla Donald Fagen e Walter Becker. Fundada em 1971, é conhecida pelo alto nível das gravações e misturas entre rock, jazz, funk, R&B e soul.

A cada disco, a dupla criativa permanece, mas grande parte dos músicos restantes são diferentes. Somente os melhores músicos de estúdio poderiam tocar no Steely Dan. Nomes como Wayne Shorter, Michael McDonald, Jeff Porcaro ajudaram a tornar o Dan uma das principais bandas de AOR.

 

The Doobie Brothers

Fundada em 1970, o Doobie Brothers era inicialmente uma banda de country rock. Somente em 1975, com a entrada de Michael McDonald, a banda incorporou estilos como jazz e soul às composições.

O disco mais famoso com McDonald é Minute By Minute, com destaque para a faixa “What A Fool Believes”, um dos hinos do estilo AOR.

 

Christopher Cross

O guitarrista Christopher Cross começou sua carreira dentro de uma banda de rock chamada FLASH. Em 1979, consegue a oportunidade de lançar seu primeiro disco solo, Christopher Cross. Nele, temos a canção “Sailing”, composta por Burt Bacharach e Carole Bayer Sager, que ficou famosa por ser trilha do filme “Arthur”, com Liza Minelli.

 

Boston

O Boston é uma banda de 1976 e conhecida pela preocupação na hora de gravar. Tanto que o primeiro disco, Boston demorou meses para ser finalizado, pois o guitarrista Tom Scholz queria que tudo estivesse perfeito. Escute abaixo a principal música deste disco de estreia, o mega hit “More Than A Feeling”.

 

Toto

Toto foi formado quando dois músicos de estúdio, o guitarrista Jeff Porcaro e o tecladista David Paich, resolveram criar seu próprio grupo. O disco mais conhecido da banda é Toto IV, vendendo mais de 3 milhões de cópias nos Estados Unidos e ganhando o Grammy de melhor álbum de 1982.

 

Chicago

A banda se autointitula como “uma banda de rock and roll com metais”. O Chicago é uma das bandas de maior sucesso comercial, com mais de 40 milhões de discos vendidos nos Estados Unidos e conhecida pelo trabalho de guitarra incrível de Terry Kath.

Uma banda que se preocupa com as várias camadas de instrumentos dentro das músicas, além da quantidade de vozes e instrumentos de sopro em harmonia.

 

Boz Scaggs

O cantor e guitarrista começou sua carreira como frontman da Steve Miller Band durante os primeiros anos da banda. Após sair do grupo, ele lança, em 1969, seu segundo disco solo com a participação do guitarrista Duane Allman.

Mais pra frente, em 1976, lança seu disco de maior sucesso, Silk Degrees. A banda de apoio neste álbum é formada por músicos de estúdio que criariam a banda Toto no ano seguinte.

 

 

Journey

Conhecida pelo hit “Don’t Stop Believing”, a banda ressurgiu das cinzas graças à versão da música para o seriado Glee. Formado em 1973, é um dos principais grupos de rock e AOR do fim dos anos 70 e conhecido pela potência vocal do primeiro vocalista, Steve Perry.

 

Lembrando que essa é só uma introdução ao gênero. Se achar que faltou algum disco ou quiser trocar uma ideia sobre, comente aqui embaixo ou nas redes sociais do TMDQA!

 
 Deslize a tela para baixo e continue lendo as notícias do TMDQA automaticamente!