Mike Patton em 2012
 

Foto de Mike Patton via Shutterstock

Michael Allan Patton, conhecido como Mike Patton para todos nós, fãs de música, é um cara único.

O músico ficou conhecido principalmente por seu trabalho no Faith No More, mas é daqueles que, definitivamente, têm mais projetos que amigos.

Foi em 27 de Janeiro de 1968, há exatos 49 anos, que Mike Patton veio ao mundo, e resolvemos relembrar alguns de seus tantos trabalhos logo abaixo.

Divirta-se!

Faith No More

Faith No MoreMike Patton não estava na formação original do Faith No More. Apesar da percepção de que ele e a banda nasceram juntos, o vocalista só entrou em 1988, sendo que o projeto foi fundado com outro nome em 1979.

Dessa forma, Patton não aparece nos dois primeiros discos da banda, mas tornou-se mundialmente famoso com ela após o terceiro álbum, The Real Thing, em 1989.

 

Mr. Bungle

Mr. BunglePatton entrou no Faith No More por ter formado outra banda em 1985 e feito seu networking.

Essa banda é o Mr. Bungle, de rock experimental, que lançou três discos de estúdio nos anos 90.

 

Tomahawk

TomahawkTomahawk é um supergrupo formado por Patton que conta com membros de The Jesus Lizard, Helmet e Melvins, e também faz diversas experimentações envolvendo o rock alternativo, heavy metal e hard rock.

O grupo já lançou quatro discos, sendo o mais recente deles, Oddfellows, de 2013.

 

Fantômas

FantômasOutro supergrupo liderado por Mike Patton para que ele expresse todas as suas experimentações é o Fantômas.

Nele estão Dave Lombardo (ex-Slayer), Buzz Osborne (Melvins) e Trevor Dunn (Mr. Bungle, Tomahawk), e o grupo também já tem quatro discos de estúdio.

 

Sepultura e Brasil

Faith No More com o SepulturaQuando veio ao Brasil, Mike Patton se encantou pela cultura local e chegou inclusive a utilizar alguns de nossos palavrões em seus projetos.

Ele também ficou muito amigo do Sepultura, e gravou vocais em “Lookaway”, do clássico álbum Roots (1996).

 

Ipecac Recordings

Em 1999, Mike Patton fundou a gravadora Ipecac ao lado de Greg Werckman, e com ela lançou discos de bandas e artistas como Melvins, ISIS, Le Butcherettes, Omar Rodríguez-López, Queens Of The Stone Age, Eagles Of Death Metal, Mark Lanegan e, é claro, os próprios projetos do cara.