Elbphilharmonie Concert Hall, a primeira sala de shows

Elbphilharmonie Concert Hall, a primeira sala de shows “acusticamente perfeita” do mundo, acaba de ser inaugurada em Hamburgo, na Alemanha.

O lugar parece incrível: custando modestos 843 milhões de dólares (2.6 bilhões de reais), o prédio tem um formato de ondas, elevadores curvados e milhares de escadas, mas o auditório promete ter um som balanceado por toda a sua extensão.

Além disso, a sala conta com cerca de dez mil painéis acústicos distribuídos através de suas paredes, telhados e balaustradas. Os painéis contam com um total de um milhão de “células”, pequenos buracos feitos para moldar o som dentro do auditório. Quando as ondas sonoras batem num painel, a superfície desigual ou as absorve ou as dispersa para criar uma reverberação balanceada através de todo o auditório.

A empresa de arquitetura responsável colaborou com o famoso especialista em acústica Yasuhisa Toyota para criar um balanço perfeito entre a acústica ideal e um design bonito. A partir daí, o fundador do estúdio One To One Benjamin Koren desenvolveu um algoritmo para gerar uma forma diferente para cada um dos painéis de fibra de gesso.

No total, o salão comporta 2150 pessoas sentadas. Confira algumas fotos do auditório logo abaixo, todas tiradas por Michael Zapf.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!