Noruega irá substituir FM pelo DAB

A Noruega acaba de anunciar que será o primeiro país a encerrar o seu serviço de rádio FM ao longo do país para dar lugar à uma tecnologia de Transmissão Digital de Áudio (Digital Audio Broadcasting, ou DAB).

Até o fim de 2017, o país espera ter completado a transição entre serviços. O DAB promete oferecer maior qualidade e sinal de melhor custo-benefício, principalmente porque o país já vinha enfrentando problemas com sinais ruins de FM devido à sua topografia montanhosa. Por causa disso, quase 70% da população da Noruega já tinha migrado para o DAB.

A única ressalva dos noruegueses é pelo valor, já que a migração entre serviços pode custar até 500 dólares (cerca de 1500 reais) para poder adaptar seus carros para aparelhos compatíveis com o DAB.

Outros países da Europa também estão avaliando a mudança, como a Suíça e o Reino Unido. No Reino Unido, 30% da população tem acesso ao DAB, e quando esse número passar de 50% os legisladores irão começar a planejar a transição.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!