Black Sabbath inicia turnê pelo Brasil com show em Porto Alegre

THE END: banda fez último show da história na capital gaúcha

Black Sabbath em Porto Alegre
 
 
 
 
 

Por Doni Maciel

E eis que chega ao Brasil a turnê de despedida do Black Sabbath, intitulada “THE END TOUR”.

Com quase 50 anos de estrada, Ozzy Osbourne, Tony Iommi e Geezer Butler despedem-se em grande estilo dos palcos, num giro mundial que chega finalmente em terras tupiniquins.

Esta é a segunda passagem do Black Sabbath por Porto Alegre, sendo que três anos antes esteve no mesmo local, o estacionamento da FIERGS, trazendo a turnê da volta, com o disco de inéditas 13.

Às 19:30 subiram ao palco um dos maiores nomes do nosso heavy metal, os gaúchos da Krisiun. Há muito não se via em Porto Alegre uma banda de abertura tão agraciada
pelo público, que aplaudiu e interagiu o tempo todo. Pouco depois foi a vez da Rival Sons, e que espetáculo. Grata surpresa, apresentou um set enxuto e direto, fazendo o aquecimento perfeito pra grande atração da noite que viria logo a seguir.

#RivalSons no palco em Porto Alegre! #BlackSabbath

A video posted by Tenho Mais Discos Que Amigos! (@tmdqa) on

21:30 em ponto. As luzes se apagam, o telão nos prepara para o que está por vir e Ozzy, Butler e Iommi adentram pela última vez em Porto Alegre, no palco do Estacionamento da FIERGS, acompanhados por Tommy Cufletos na bateria, mais uma parte da história a ser contada.

Ozzy como de costume, rege com maestria os 18 mil presentes com beijinhos, acenos, corridas de um lado ao outro, batendo palmas e mais. Esse senhor é um espetáculo à parte.

Era só o inicio com “BLACK SABBATH”, que veio acompanhada na sequência por “FAIRIES WEAR BOOTS” e “AFTER FOREVER”. Tony Iommi hipnotiza com seu jeito peculiar de tocar sua SG. Ambos fazem parte um do outro, e vê-lo tocar é emocionante.

#BlackSabbath em Porto Alegre!

A video posted by Tenho Mais Discos Que Amigos! (@tmdqa) on

Após “SNOWBLIND”, Mr. Osbourne apresenta um a um seus companheiros, e segue o show com “WAR PIGS”. Banda e público andam juntos, tudo funciona perfeitamente bem, e sincronizado. Butler e “NIB” levantam novamente a multidão. O set list é parecidíssimo com o de três anos atrás, assim como de toda a turnê atual, e não, definitivamente ele não se parece repetitivo, afinal são anos do seu player rodando todas essas canções, não?

“RAT SALAD” vem pra afirmar Cufletos como um dos grandes bateristas já vistos no cenário da música mundial. “IRON MAN” é um dos maiores clássicos e vem acompanhado de “DIRTY WOMEN” e “CHILDREN OF THE GRAVE” pra encerrar.

Encerrar? Não! Os três cavaleiros das trevas voltam, agradecidos e agraciados pelo seu fiel público. É chegado o fim. “PARANOID” celebra, e encerra um marco na história da maior banda de heavy metal de todos os tempos. Nosso muito obrigado a vocês: Ozzy, Tony e Geezer. THE END!

  1. Black Sabbath
  2. Fairies Wear Boots
  3. After Forever
  4. Into the Void
  5. Snowblind
  6. War Pigs
  7. Behind the Wall of Sleep
  8. N.I.B.
  9. Rat Salad
  10. Iron Man
  11. Dirty Women
  12. Children of the Grave
    Bis:
  13. Paranoid

#BlackSabbath em Porto Alegre! 🤘🤘🤘

A video posted by Tenho Mais Discos Que Amigos! (@tmdqa) on