Discos lançados em 2001

Há alguns dias publicamos por aqui uma lista com 15 discos que foram lançados em 2001.

Há 15 anos vivíamos um cenário bastante interessante para o rock and roll e o lançamento de discos como Is This It, do The Strokes e Take Off Your Pants and Jacket, do Blink-182, fomentavam as mais diversas cenas de subgêneros do estilo rolando em várias partes do planeta.

Hoje voltamos com a segunda parte da lista e mostramos que 2001 realmente foi um ano especial para a música.

Divirta-se!

 

1Daft Punk – Discovery

Em 2001 o Daft Punk chegou ao seu segundo disco de estúdio, Discovery, mudando o som da estreia e se aventurando em terrenos conceituais, já que o álbum tornou-se trilha sonora do anime Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem.

“One More Time” é um dos grandes hits do trabalho.

 

2TOOL – Lateralus

Discos do TOOL são escassos e sempre celebrados, e em 2001 a banda lançou seu terceiro álbum, Lateralus.

O disco dividiu opiniões e, com faixas como “Schism” e “Parabola” foi celebrado por alguns e criticado por outras. A Pitchfork, por exemplo, deu nota 1.9 de 10.

 

3Incubus – Morning View

Em 2001 nasceu o quarto disco de estúdio do Incubus e o mais bem sucedido da carreira dos caras.

Hits como “Wish You Were Here” e “Nice To Know You” catapultaram as vendas do disco que ainda acompanhava um DVD chamado The Morning View Sessions.

 

4Ryan Adams – Gold

Um ano após sua estreia, Ryan Adams lançou o segundo álbum da carreira com Gold e o trabalho se tornou o mais bem sucedido da sua carreira comercialmente.

Lançado poucos dias após os ataques terroristas em Nova York, o álbum teve grande apelo por conta da capa, que conta com uma bandeira dos Estados Unidos, e uma canção chamada “New York, New York”.

 

5Raimundos – Éramos 4

Após a saída do vocalista Rodolfo Abrantes, o Raimundos que ainda pensava em como seguiria com a carreira, lançou um disco chamado Éramos 4 onde trazia algumas raridades e uma série de covers do Ramones gravadas em boa parte com o baterista Marky Ramone.

 

6The Shins – Oh, Inverted World

A estreia do influente grupo de rock alternativo The Shins se deu em 2001 com o disco Oh, Inverted World.

O álbum foi muitíssimo bem recebido pela crítica e a partir dali o grupo tornou-se um dos queridinhos dos indies em todo planeta.

 

7Drive-By Truckers – Southern Rock Opera

Já o grupo de alt-country Drive-By Truckers chegava, em 2001, ao seu terceiro disco de estúdio.

Southern Rock Opera é um álbum duplo conceitual que viaja pelos mais diversos temas e passa pela carreira de uma das bandas mais influentes do chamado southern rock, o Lynyrd Skynyrd.

 

8Jay Z – The Blueprint

O prolífico rapper Jay Z lançou seu primeiro disco em 1996 e dali em diante disponibilizou um disco por ano até 2003, quando deu uma pausa de três anos até o seu próximo álbum.

2001 viu o lançamento de The Blueprint, sexto álbum do cara produzido por nomes como Kanye West, Timbaland e Eminem.

 

9Black Rebel Motorcycle Club – B.R.M.C.

Outra estreia de 2001 foi com o grupo de garage rock Black Rebel Motorcycle Club.

Com o álbum o grupo conseguiu entrar na lista de nomes queridos pelo mundo que surgiu após a explosão do disco de estreia do The Strokes, Is This It.

 

10Ben Folds – Rockin’ the Suburbs

Após anos com o Ben Folds Five, o músico Ben Folds decidiu sair em carreira solo e lançou seu primeiro álbum, Rockin’ the Suburbs, em 2001.

A faixa título é uma crítica a roqueiros “homens, brancos e de classe média”, e seguidores de bandas como KoRn e Rage Against The Machine, segundo o próprio cantor.

 

11Björk – Vespertine

Em 2001 a talentosíssima cantora Björk lançou seu quarto disco de estúdio.

Vespertine foi muito bem recebido pela crítica e aclamado por conta do ambiente intimista, experimentações e clima de erotismo.

 

12Buddy Guy – Sweet Tea

Em 2001 a lenda do blues Buddy Guy presenteou o mundo com mais um álbum.

Sweet Tea foi inclusive indicado ao prêmio Grammy de Melhor Álbum de Blues Contemporâneo.

 

13Alicia Keys – Songs In A Minor

Outra grande estreia de 2001 foi com a cantora Alicia Keys, que mostrou todo seu talento em Songs In A Minor.l

O disco foi bem recebido por público e crítica e conta com hits como “Fallin'”.

 

14Travis – The Invisible Band

Produzido por Nigel Godrich, acostumado a trabalhar com o Radiohead, o terceiro disco de estúdio do Travis foi bem recebido por público e crítica e gerou hits como “Sing” e “Side”.

 

15New Order – Get Ready

Em 2001 o mega influente New Order chegou ao seu sétimo disco de estúdio com o primeiro álbum em oito anos, já que tinha lançado Republic em 1993.

Get Ready tem 10 faixas e participações especiais de Billy Corgan em “Turn My Way” e Bobby Gillespie em “Rock the Shack”.

 

15 discos que completam 15 anos em 2016

Discos lançados em 2001Veja a primeira parte da nossa lista clicando aqui.