Em 1999 o programador Shawn Fanning teve a ideia de criar um programa de computador que permitisse a troca de arquivos de música entre seus amigos.

Nascia ali o Napster e um dos primeiros grandes nomes da Internet a mudar o mercado da música para sempre.

Através do software passou a ser possível (e fácil) baixar e enviar álbuns inteiros de artistas e bandas em uma rede que cresceu de forma assustadora e chegou a ter 80 milhões de usuários cadastrados.

Pouco tempo depois, em 2001, o serviço foi encerrado por conta de decisões judiciais mas o estrago já estava feito: compartilhar arquivos de áudio no formato MP3 tornou-se corriqueiro e só agora, 17 anos depois, a indústria da música parece começar a se recuperar com os serviços de streaming.

Napster

Apesar do encerramento das atividades como programa para download, a marca Napster continuou existindo e passou por algumas empresas até chegar na Rhapsody, que em 2016 encerrou as atividades com seu nome original e passou a atender por Napster.

O serviço hoje em dia se assemelha ao Spotify e tem, inclusive, presença no Brasil, onde é possível assiná-lo.

Recentemente, inclusive, a empresa fez uma parceria com o Corinthians.

Metallica

No auge da guerra contra o Napster, uma das figuras mais fortes a se posicionar contra o programa foi Lars Ulrich, baterista do Metallica.

Ele se tornou uma espécie de símbolo entre os que lutavam contra a pirataria proporcionada pelo serviço e não mediu palavras para falar o que sentia a respeito, tendo colocado bastante energia e esforço em atividades que levaram ao eventual encerramento da plataforma.

Em 2000, inclusive, a banda entrou com um processo na justiça contra os caras.

Acontece que como hoje em dia o Napster é um serviço “legal” de streaming, o Metallica voltou para a plataforma com a sua discografia poucos dias antes de lançar um novo álbum, Hardwired…To Self-Destruct, na próxima Sexta-feira.

Ainda que os tempos sejam outros e o Napster tenha se tornado uma ferramenta diferente, é curioso ver o famoso ícone da marca ao lado da banda que a processou.

Novos vídeos

Aproveitando o embalo do novo disco, o Metallica também está lançando um vídeo para cada música do álbum entre hoje e amanhã.

Os clipe oficial de “Dream No More” pode ser visto logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!