Mosh Pit

Todos nós sabemos que, infelizmente, o rock and roll não é o gênero mais popular do planeta há algum tempo.

Seja aqui no Brasil ou lá fora, há vários outros estilos musicais com mais ouvintes que o bom e velho rock e, na maioria das vezes, as bandas mais ouvidas que se encaixam no rótulo são as mais antigas.

Isso é assunto para uma discussão ampla e que não caberia em um simples post, mas o que trouxemos aqui hoje é uma publicação do Nexo Jornal feita a partir de dados do Spotify, o principal serviço de streaming de músicas do mundo.

Os caras utilizaram dados coletados entre 10 de Julho de 2015 e 21 de Outubro de 2016, ou seja, 68 semanas, e catalogaram as 200 músicas mais ouvidas em cada semana em diferentes países do mundo.

Com isso, chegaram a um resultado global e também a resultados divididos por países, e a situação do rock and roll é sempre crítica.

Para se ter uma ideia, no resultado global, o Rock aparece com 5% dos gêneros representados em tais canções, menos de um terço da música eletrônica que ganha com 16% e longe dos 14% do hip hop.

No mundo, o rock and roll só ganha da música Soul, Trap e Chillout, e ainda perde para R&B, Dance e Rap.

Estilos musicais mais populares no Spotify (Mundo)

Brasil

Aqui no Brasil a coisa é um pouquinho melhor, mas não muito: 6% das músicas representam o rock no resultado final.

Como no resto do planeta, a música eletrônica é a líder, aqui com 13%, e há a incorporação de estilos bastante próprios, como o Funk e o Sertanejo.

Os artistas mais ouvidos são Jorge & Mateus, Justin Bieber, Henrique & Juliano, Matheus & Kauan e Calvin Harris.

Estilos musicais mais populares no Spotify (Brasil)

Estados Unidos e Reino Unido

Em um dos países mais importantes para a história do rock, o estilo tem apenas 4% das músicas mais tocadas no Spotify.

O hip-hop e o rap, juntos, são responsáveis por impressionantes 39%.

Estilos musicais mais populares no Spotify (Estados Unidos)

Já o Reino Unido, outro berço das guitarras, conta com a mesma média global de 5% para o rock, mas o grande campeão é o eletrônico.

Estilos musicais mais populares no Spotify (Reino Unido)

 

Hong Kong, terra do rock and roll?

No estudo apresentado, Hong Kong, Região Administrativa Especial da China, aparece com o dobro de músicas ligadas ao rock and roll em relação ao resto do mundo: lá são 10% do total.

Em Hong Kong, o rock só perde para a música eletrônica e acompanha de perto o C-Pop, estilo de música popular chinesa, que tem 11%.

Estilos musicais mais populares no Spotify (Hong Kong)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!