BEL

Cantora, compositora, escritora, produtora cultural e artista visual.

É complicado definir o trabalho artístico de Bel Baroni em um único gênero ou estilo. No lançamento de seu projeto autoral, ela – que assinará como BEL – testa os limites da canção popular, unindo tons eletrônicos e de jazz em “Bem-vindo”. A faixa estará no seu disco Quando Brinca, a ser lançado em 2017.

Produzido pela artista e por Gui Marques (que assina também gravação e a mixagem), o single é uma parceria de Bel Baroni com LG Lopes, da banda Graveola e o Lixo Polifônico. A faixa foi composta durante as discussões sobre a diminuição da maioridade penal. Logo no começo da canção, ela canta “pacote curto nasceu / já tem idade / pra ter as penas dos homens / na mamadeira”.  Lopes musicou um poema de BEL e depois eles finalizaram via Skype.

O modo como a música se desenvolve traz sentidos novos para o nome da canção e questiona até a infância a que o título do disco remete. No refrão, BEL completa: “Culpado, pequeno, mudo / coragem pra quase tudo / se veio, sem voz / bem-vindo”.

O registro veio da vontade de se expressar individualmente ao mesmo tempo que dava vida a composições que não entravam no repertório da banda Mohandas, que a cantora integrava anteriormente. Foi uma mudança de foco para a compositora e cantora, que hoje se dedica ao supergrupo Xanaxou.

Para dar forma à música, Gui assumiu os beats, bass-synth e synths, enquanto Diogo Sili cuidou das guitarras e Scott Hill, do sax alto.

Estudante de música desde a infância, BEL logo passou a integrar grupos percussivos, como o Rio Maracatu, e aprimorou sua pesquisa musical na Escola Portátil de Choro e com a ajuda de professores como Oscar Bolão e Suely Mesquita. Uma mudança para Madrid, para estudar cinema, culminou na publicação independente Quando Brinca, uma coleção de poemas manuscritos publicados digitalmente. 2011 viu nascer a Mohandas, onde atuou até 2015 como cantora, compositora, percussionista e produtora. Foram cerca de 200 apresentações em oito estados do Brasil e até em Buenos Aires. No currículo da banda constam dois EPs, um compacto (Toda parte, de 2015) e os álbuns Etnopop (2012) e Um segundo (2015). 2016 veio trazendo novos ares com a criação do Xanaxou, reunindo oito mulheres intérpretes, compositoras e instrumentistas. 

Com tantos desdobramentos, a carreira em múltiplas frentes se reflete na criação deste trabalho solo e autoral. O livro de poemas, por exemplo, compartilha seu título com o álbum que será lançado em 2017, também batizado de Quando Brinca. Foi de lá que veio boa parte das letras e ideias para o disco, o que faz da publicação o brainstorm que deu o pontapé inicial a esse novo momento criativo.

“Vejo uma coisa se desdobrando da outra. E em ambos, me senti saltando, me jogando, me atirando numa aventura. Eu tendo a levar tudo muito a sério, e essa sensação de brincar é o que me salva, me renova”, finaliza a cantora.

Ouça agora “Bem-vindo”:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!