O lançamento de um EP geralmente significa o início de uma nova jornada. Para o trio carioca Lítio, formada em 2014, não só significa algo novo, mas também o retorno à estaca zero. O número, não à toa, dá o título do trabalho de estreia da banda, que antes era um duo.

Ugo Valle (voz, guitarra e efeitos), Daniel Stob (pad eletrônico, sintetizador) e Bruno Pacheko (guitarra e sintetizador) formam a identidade da Lítio, que evoca a sonoridade do indie eletrônico, e inclui, até mesmo, trilhas sonoras de filmes e games. “Zero” é fruto de todas estas influências e conta com a produção de Alan Lopes conhecido por seu trabalho com a Planar e o Medulla.

“O nome ‘Zero’ simboliza o marco-zero do Lítio, recomeço e as mudanças internas da banda.  Entrada de novos integrantes, marco na vida pessoal de cada integrante, mudança no coletivo e gênero musical com novas influências e referências”, explica o vocalista Ugo Valle.

As referências do Lítio não ficam apenas na música – elas também estão presentes na capa do EP “Zero”. A ideia é apresentar um indivíduo no topo de uma montanha, simbolizando um olhar externo sobre o mundo, como se representasse uma nova perspectiva. Ugo detalha os significados por trás da capa: “O topo da montanha também representa o fim de uma jornada e o olhar reflexivo em relação ao caminho percorrido. Enfatizando a ideia de que o mais importante não é o destino e sim a jornada”.

A capa foi idealizada para produzir uma sensação de imensidão e isolamento, ao mesmo tempo que o círculo que envolve o grafismo simboliza a sensação claustrofóbica de estarmos em uma espécie de domo ou cúpula, com uma liberdade controlada. “Por mais imenso que o mundo seja, vivemos presos no nosso mundo particular distante das outras pessoas, distante de nós mesmos”, analisa Ugo.

O EP “Zero” conta com a participação do produtor musical e instrumentista Patrick Laplan (Rodox, Eskimo). A gravação aconteceu no estúdio Melhor do Mundo, com mixagem de Pedro Garcia (Planet Hemp, Far From Alaska) e masterização de Chris Hanzsek (Soundgarden).

Ouça em primeira mão:

https://soundcloud.com/l-tio/sets/litio-zero/s-PWm4g

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!