System Of A Down
Foto: Divulgação

Há 32 anos, em 1984, a MTV decidiu usar todo o seu poder no mundo dos videoclipes para criar uma premiação, o Video Music Awards.

Conhecido como VMA, a festa tornou-se rapidamente uma das mais importantes do mundo da música ao premiar bandas, artistas e diretores de clipes, e junto com a entrega da famosa estatueta do astronauta vieram também grandes shows.

Amanhã, 28 de Agosto, irá acontecer a edição de 2016 do MTV Video Music Awards e separamos aqui 16 grandes apresentações da história do VMA.

De quebradeiras e protestos a performances belíssimas, temos nomes que vão do Green Day a Britney Spears, Nirvana a Bon Jovi e Kanye West a Bruce Springsteen.

Relembre vários desses momentos marcantes com a gente!

 

1Nirvana (1992)

Em 1992 o Nirvana subiu ao palco da premiação e Kurt Cobain resolveu sacanear a organização.

Ele sabia muita bem que os caras da MTV iriam surtar caso a banda tocasse a polêmica “Rape Me”, então começou um trechinho da música.

Antes que a transmissão fosse interrompida, ele parou e partiu para uma das performances mais lendárias de “Lithium”.

Vale lembrar que ao final da apresentação o baixista Krist Novoselic arremessou seu instrumento ao ar e quando foi tentar pegá-lo de volta, se machucou.

A destruição habitual dos shows da banda invadiu a televisão e o baterista Dave Grohl foi ao microfone para gritar “Oi Axl, Oi Axl, Cadê o Axl?”, provocando o líder do Guns N’ Roses com o qual o Nirvana tinha uma ~treta forte~.

No vídeo abaixo é possível ver tudo isso bem como o Nirvana aceitando o prêmio de “Melhor Artista Novo”.

 

2The Smashing Pumpkins (1996)

O Smashing Pumpkins tocou no VMA de 1996 e apresentou a sensacional “Tonight, Tonight”.

A apresentação em si não teve nenhuma polêmica ou fato especial, a não ser pelos bastidores: meses antes da participação, um fã da banda morreu esmagado durante show em Dublin, e o tecladista Jonathan Melvoin e o baterista Jimmy Chamberlin tiveram overdoses de heroína.

O primeiro morreu e o segundo foi demitido da banda, sendo substituído por Matt Walker.

 

E com o clipe de “Tonight, Tonight” a banda entrou na história da MTV.

Ao lançar um dos mais belos clipes do rock alternativo, a banda levou o prêmio de vídeo do ano naquele ano e até hoje está empatada com nomes como ‘N Sync e Jay Z no ranking de prêmios do VMA com 7 estatuetas.

 

3My Chemical Romance (2006)

10 anos depois dos Pumpkins, o My Chemical Romance levou sua “Black Parade” não ao palco do VMA, mas sim para cima de um prédio em Nova York.

De lá, tocou o hit do disco The Black Parade e proporcionou um dos grandes momentos recentes da história da premiação.

Um ano antes os caras também tinham se apresentado por lá com “Helena”, e queira ou não, foi uma das últimas vezes que o rock teve tanto destaque no VMA.

 

4Supergrupos (2007)

Uma vez que o rock realmente foi homenageado no VMA foi em 2007, quando havia uma espécie de palco paralelo organizado para jams sensacionais.

Uma delas, por exemplo, foi dos membros do Foo Fighters tocando com Serj Tankian (System Of A Down) e mandando ver em “Holiday In Cambodia”, do Dead Kennedys.

O Foo Fighters, inclusive, promoveu uma espécie de reunião de amigos, quando tocou “Make It Wit Chu”, do Queens Of The Stone Age, com Josh Homme, Troy Van Leeuwen e Gnarls Barkley.

Por conta própria, eles mandaram ver em sons como “Everlong”.

O Fall Out Boy tocou com Lil’ Wayne, Brendon Urie (Panic! At The Disco), Travie McCoy e Tyga, além de Rihanna.

 

5Foo Fighters (1997)

Por falar em Foo Fighters, a banda teve algumas experiências marcantes no VMA.

Uma delas foi em 1997, quando a banda tocou do lado de fora do Radio City Music Hall, na rua, e avisou que o guitarrista Pat Smear estava deixando o grupo ali mesmo naquele momento.

Após “Monkey Wrench”, ele anuncia a despedida e seu substituto, Franz Stahl, que toca “Everlong”.

 

6Green Day (1994)

Após o sucesso gigantesco de Dookie, todos esperavam que o Green Day fosse apresentar um hit do disco, mas Billie Joe e companhia resolveram dar uma de Nirvana.

Os caras tocaram “Armatage Shanks”, faixa de abertura do disco Insomniac, que seria lançado em 1995, e tudo aconteceu da forma mais simples possível.

Direto, reto, sem firulas ou uma mega produção, a banda mostrou todas os seus anos no punk rock ali, no palco do VMA e em transmissão ao vivo.

 

É interessante notar que o Green Day é um dos recordistas de participações no VMA, com cinco no total. Essa foi a primeira.

 

7Eminem (2000)

O rapper usou um exército de homens vestidos como ele para mostrar que é o “Slim Shady verdadeiro”.

Além de “The Real Slim Shady”, mandou ver também em “The Way I Am”.

 

8Bon Jovi (1989)

Há muito tempo, amiguinhos, Jon Bon Jovi e Richie Sambora fizeram uma performance histórica no VMA ao se inspirarem na série de acústicos do canal.

Por lá, mandaram ver nos dois mega hits “Livin’ On A Prayer” e “Wanted Dead Or Alive”.

 

9Michael Jackson (1995)

O Rei do Pop fez jus ao seu título quando apresentou um medley de incríveis 15 minutos contendo hits como “Beat It”, “Billie Jean”, “Black Or White” e mais.

Tudo isso aconteceu com muita produção, troca de figurinos e um talento ímpar.

E ah, teve o Slash também.

 

10Hole (1995)

No mesmo ano o Hole tocou a explosiva “Violet” e Courtney Love dedicou a apresentação ao seu saudoso marido, Kurt Cobain, e a ex-baixista da banda, Kristen Pfaff, que também havia nos deixado.

 

11Britney Spears

Não há como negar: Britney Spears é um dos nomes mais importantes na história do VMA.

Há algumas performances marcantes dela, como a de 2001, quando cantou “I’m A Slave 4 U” com uma cobra, e também a de 2003, quando se apresentou ao lado de Madonna e Christina Aguilera e protagonizou o famoso beijo entre as três artistas pop.

Já em 2007, quando ela anunciou que retornaria de forma triunfal, a performance de “Gimme More” foi abaixo da média, pra dizer o mínimo.

 

12Kanye West (2010)

Ame ou odeie o cara, não dá pra negar, a performance do rapper Kanye West com “Runaway” em 2010 é uma das mais belas da história do VMA.

 

13Florence + The Machine (2010)

Por falar em performance aliada à beleza, a apresentação do hit “The Dog Days Are Over”, por Florence + The Machine no VMA de 2010 foi sublime.

 

14Marilyn Manson (1997)

Marilyn Manson subiu ao palco do VMA para mandar ver em “The Beautiful People” e causar polêmica, como não poderia deixar de ser.

Teve teatro, fanfarra, crítica ao “fascismo dos Cristãos” e o “fascismo da moda”, música pesada e a bunda de Manson à mostra.

 

15Bruce Springsteen and the E Street Band (2002)

Após os terríveis ataques terroristas de 2001 em Nova York, a premiação voltou a acontecer na cidade em 2002 e abriu com uma bela performance de Bruce Springsteen.

O cara tocou a faixa título do disco The Rising, que foi inspirado pela tragédia.

 

16Kid Rock feat. Run-D.M.C. e Aerosmith (1999)

Kid Rock é um dos artistas que foi inspirado pela mistura de rock e rap explorada por Run-D.M.C. e Aerosmith no clássico “Walk This Way”, e prestou homenagem durante sua apresentação no VMA de 1999.

Ao lado de Steven Tyler, não apenas cantou algumas de suas canções como também proporcionou um momento sensacional ao trocar microfones no ar algumas vezes.

Joe Perry chegou com sua guitarra e é claro que rolou “Walk This Way”.