Thich Quang Duc

Em 1992 uma certa banda de Los Angeles chamada Rage Against The Machine lançava seu disco de estreia e entrava para a história.

Com sons como “Killing In The Name”, “Bullet In The Head” e “Bombtrack” o álbum homônimo chamou atenção tanto pelos riffs e batidas certeiros quanto pelo conteúdo político e as letras de Zack De La Rocha, mas outro fator também se destaca quando falamos do álbum: sua capa.

A foto de capa do primeiro disco do Rage Against The Machine traz a morte do monge vietnamita Thích Quảng Đức, e explicaremos a seguir.

Motivações

Em 11 de Junho de 1963 o monge resolveu atear fogo em seu próprio corpo em uma rua de Saigon, e a foto retrata o processo.

O ato extremo foi motivado por que os Budistas entendiam que o então presidente do Vietnã do Sul, Ngô Đình Diệm, os perseguia e favorecia os Católicos, e acabaram entrando em rota de colisão com o mandatário através de manifestações de um lado e proibições de outro.

Como exemplos, a Igreja Católica era a maior dona de terra do país sendo que a população Budista ia de 70 a 90%, e o Budismo tinha status de religião “privada”, o que forçava o pedido de permissões para que as suas atividades fossem realizadas em público.

Essa medida foi imposta pelos Franceses, mas o presidente nunca a retirou, como solicitado pelos monges.

O ato

Thigh Quang Duc sendo preparado

Como forma de chamar a atenção do planeta para a crise local, os monges organizaram um protesto e avisaram a imprensa dizendo que algo grande aconteceria no dia seguinte.

Como a crise religiosa já durava um mês, poucos repórteres foram ao local, já que não esperavam o que aconteceu.

Cerca de 350 monges marcharam pelas ruas com cartazes que traziam mensagens em Inglês denunciando o governo de Ngô Đình Diệm e quando chegaram a um cruzamento situado a poucas quadras do Palácio Presidencial, alguns deles se ofereceram para o ato, mas Đức foi o escolhido por ser um dos mais velhos do grupo, com 65 anos de idade.

Dois monges saíram do carro com o colega e um deles posicionou uma almofada no chão, enquanto o outro pegou um galão de gasolina.

Na posição de lótus ele se acomodou na almofada enquanto o galão inteiro foi despejado em seu corpo.

Com um fósforo, ele mesmo acendeu as chamas que acabaram consumindo suas roupas e seu corpo e as últimas palavras documentadas do monge foram as seguintes:

Antes de fechar meus olhos e me dirigir à visão de Buddha, eu peço respeitosamente para que o Presidente Ngô Đình Diệm tenha compaixão em relação às pessoas da nação e melhore a igualdade religiosa para manter a força da nação eternamente. Eu peço para que os veneráveis, reverendos, membros da sangha e os Budistas se organizem de forma solidária para fazer sacrifícios como forma de proteger o Budismo.

As Reações

O grupo de Budistas que marchara pela rua se posicionou em um círculo em volta do monge e a maioria deles se prostrou em sua direção.

Relatos dizem que até policiais encarregados de conter a manifestação se jogaram ao chão e após o fogo se apagar, monges enrolaram o corpo em mantos amarelos e o levaram para uma Pagoda próxima.

Repercussão

Fotos do ato que inspiraram a capa do Rage Against The Machine começaram a rodar o mundo e chegaram aos Estados Unidos, onde o então presidente John F. Kennedy disse que nenhuma foto na história do jornalismo havia gerado tanta comoção no mundo quanto aquela, e pressionou para que o presidente do Vietnã retomasse as conversas com os Budistas.

No mesmo dia, o presidente local deu uma declaração no rádio dizendo que estava profundamente consternado com o ato e que as negociações com os Budistas que haviam sido interrompidas, seriam retomadas.

Pouco tempo depois, porém, em Novembro de 1963, houve um golpe militar no então Vietnã do Sul e o Presidente foi capturado junto com seu irmão, Ngô Đình Nhu, que tinha papel de conselheiro no governo e cuja esposa, católica, havia ironizado o ato do monge budista dizendo que se eles quisessem “realizar mais churrascos, ficaria feliz em oferecer a gasolina”.

Os dois foram assassinados pelos militares e a partir daí o Vietnã do Sul não conseguiu mais se organizar politicamente.

Uma série de outros golpes aconteceram e não se chegava a um consenso de governo local, até que em 1975 o Vietnã do Norte conquistou a cidade de Saigon e em 1976 começou o processo de unificação no que hoje é conhecido como República Socialista do Vietnã.

Rage Against The Machine

Primeiro disco do Rage Against The Machine

A história da imagem e todo seu contexto é extensa, e nos faltaria espaço para poder entrar em detalhes de tudo que aconteceu, por isso recomendamos leituras mais profundas para que conclusões sejam tiradas.

A escolha da imagem pelo Rage Against The Machine para a capa de seu primeiro disco é emblemática.

Na foto estão vários sentimentos que a banda transmite em seus sons e posições, como senso de história, comprometimento e resistência, e o impacto causado pela imagem logo em um lançamento de estreia foi sentido, sem contar que voltou a motivar o estudo do que aconteceu no Vietnã em mais um desdobramento cheio de intervenções do governo dos Estados Unidos.

A imagem clicada por Malcolm Browne, da Associated Press, ganhou o Prêmio de Melhor foto de Imprensa daquele ano.

Há outras, do corpo já em queimaduras com estados avançados, mas elas são fortes e recomendamos que não sejam vistas por quem tem estômago fraco. Elas estão aqui e aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!