Dave Grohl na bateria

Butch Vig é um dos produtores mais influentes da história e não apenas foi o responsável por Nevermind, do Nirvana, como também trabalhou em discos de bandas como The Smashing Pumpkins, Sonic Youth, Against Me!, Jimmy Eat World e mais.

Em nova entrevista para o site Ultimate-Guitar, o cara que também é baterista do Garbage e está divulgando o novo disco da banda obviamente foi questionado sobre a gravação de um dos discos mais importantes do rock and roll e falou:

Gravamos ‘Nevermind’ bem rápido. Finalizamos o álbum em 16 dias. Eu tinha trabalhado com o Nirvana um ano antes em algumas demos. Bem, não era para serem demos mas sim um disco que deveria ter saído pela Sub Pop. Isso foi antes de Dave Grohl entrar na banda e o que aconteceu é que não terminamos o disco porque Kurt ficou sem voz. Eu mixei as músicas que eles tinham terminado e a banda prensou 100 cópias em fita K7 e distribuiu para amigos. Eles sempre pirateavam o próprio material e de repente todas as gravadoras grandes queriam contratá-los, então eles entraram na onda e assinaram contrato com a Geffen. Havia vários produtores grandes com quem eles conversaram, mas não gostaram de ninguém. Eles me chamaram na última hora para ir a Los Angeles, então não teve como fazer pré-produção.

Ao ser questionado sobre a primeira música do álbum que ouviu a banda tocar, ele revela que começou em grande estilo e ainda faz um baita elogio ao então baterista Dave Grohl:

A primeira música que eles tocaram foi ‘Smells Like Teen Spirit’. Eu ficava andando pelo estúdio pensando, ‘Oh meu deus. Isso soa bem pra cacete.’ Dave é um músico incrível. Realmente é. As pessoas perguntam, ‘Como você conseguiu aquela sonoridade em ‘Nevermind’?’ e 90% dela é Dave Grohl. Eu coloquei os microfones na bateria da forma que normalmente fazia e aquele estúdio, Sound City, é o que é. Mas é a maneira como Dave toca, e ele é tão poderoso.

Concorda com o cara?

Você pode ler a entrevista, onde Butch fala sobre vários de seus outros projetos, detalhes de gravação em estúdio, pedais de guitarra e muito mais por aqui.

Você também pode ler a entrevista exclusiva do TMDQA! com o cara clicando aqui.

Vale lembrar que Butch Vig tem sido o responsável pelos últimos discos do Foo Fighters, banda liderada por Grohl; foi ele quem trabalhou em Wasting Light (2011) e Sonic Highways (2014).

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!