Arcade Fire - The Suburbs

“Who the fuck is Arcade Fire?” Foi essa pergunta que milhares de pessoas fizeram no Twitter em 2011 quando a banda canadense venceu o prêmio de Álbum do Ano no Grammy com The Suburbs, seu terceiro disco de estúdio.

Não à toa, a repercussão e surpresa da própria banda ao vencer o prêmio foram enormes, já que eles haviam acabado de derrotar ninguém menos que Eminem, Lady Gaga e Katy Perry, nomes queridinhos do pop e do hip hop e favoritíssimos ao posto.

Vale ressaltar que isso foi alcançado com um disco de indie rock, o que torna o feito ainda maior, já que o Grammy é um tanto quanto avesso a premiar quem não está nos holofotes e no mainstream, e aquela noite que terminou com uma performance da banda e a cara de bunda dos artistas pop que perderam o prêmio, entrou para a história.

https://www.youtube.com/watch?v=xmft11WZcrs

 

Arcade Fire e The Suburbs

Arcade Fire em 2011
Foto do Arcade Fire por Shutterstock

The Suburbs foi lançado em 02 de Agosto de 2010, há exatos seis anos, e para contextualizar o álbum é bom ressaltar que o Arcade Fire é uma banda formada em família.

O grupo conta com o casal Win Butler e Régine Chassagne, além do irmão mais novo de Win, Will Butler.

Além disso, Richard Reed Perry, Tim Kingsbury e Jeremy Gara ainda completam o line-up oficial do time que ao vivo tem uma série de convidados como forma de enriquecer o seu som, o que também aconteceu na gravação de The Suburbs com pessoal de cordas e metais.

O disco foi inspirado em como os irmãos Butler cresceram nos subúrbios de Houston, mais precisamente em The Woodlands, e segundo o próprio Win, não é nem um elogio nem uma crítica ao local, mas sim “uma mensagem vinda a partir do subúrbio”.

 

Histórico e Recepção

Arcade Fire lança The SuburbsThe Suburbs foi visto com muito bons olhos pela crítica que, em sua maioria deu notas altas nas resenhas do álbum, resultando em um placar agregado de 87 no Metacritic, raro para a maioria das bandas e artistas por aí.

Acontece que isso não era novidade para a banda que logo com seu disco de estreia, Funeral, conseguiu nota 90 e no seguinte, Neon Bible empatou com The Suburbs e seus 87 pontos, o que mostrava que era só questão de tempo até que a banda chamasse a atenção do mundo.

O terceiro disco do Arcade Fire é visto por muitos, incluindo esse que aqui escreve, como sua obra prima, e há quem diga que The Suburbs é “o OK Computer do Radiohead” ou “Automatic For The People do R.E.M.”.

Comparações à parte, foi aqui que a banda conseguiu mesclar sua sonoridade particular que já vinha fazendo barulho no rock alternativo com apelos pop que catapultaram o álbum ao mainstream, o que é bastante raro para bandas do gênero.

Trabalhos como o clipe para a ótima “The Suburbs” dirigido por Spike Jonze também ajudaram bastante na divulgação e ao final do ciclo do disco ele teve seis singles oficiais, outro ponto incomum junto com a duração do álbum: uma hora e 4 minutos.

Ao final das contas, The Suburbs parou no topo da lista de dezenas de veículos de música mundo afora como álbum do ano em 2010 e além do Grammy ainda levou o prêmio de disco do ano na festa canadense Juno Awards e de melhor disco internacional no BRIT Awards, do Reino Unido.

 

Celebre a obra-prima do Arcade Fire ouvindo o disco bem alto hoje!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!