Alan Vega é homenageado por MGMT, Devon Welsh, Win Butler e outros artistas

No último sábado, 16 de Julho, o músico Alan Vega, pioneiro do movimento punk em Nova York e líder da banda Suicide, faleceu aos 78 anos em sua casa , dormindo, em Nova York. Após a notícia, artistas e amigos de Vega postaram seus pesares pela morte do vocalista, incluindo covers e músicas sobre ele.

MGMT

A banda americana MGMT, liderada por Benjamin Goldwasser e Andrew VanWyngarden, gravou uma versão de “Goodbye Darling”, do álbum solo de Vega Saturn Ship, de 1983, e postou no Soundcloud, em homenagem a um dos artistas que mais os influenciaram.

WIN BUTLER (ARCADE FIRE)

O vocalista do Arcade Fire, Win Butler, também foi por esse caminho e mostrou um cover de Alan. Butler interpretou o maior clássico de Vega, “Dream Baby Dream”, porém com o nome alternativo de “K33p Ur Dr34ms”. A música é do disco Ghost Rider, de 1986.

DEVON WELSH

O ex-vocalista da dupla Majical Cloudz, Devon Welsh, lançou uma faixa em homenagem a Alan Vega. A música “Me and Alan Vega” foi escrita em 2011 por Devon, mas nunca havia sido disponibilizada. Após o falecimento do artista, o single acabou virando uma espécie de tributo.

BLONDIE

Na conta oficial do Blondie no Facebook, uma foto com Debbie Harry, Alan Vega e Marty Rev foi postada com a legenda “Descanse em paz Alan, suas inovações farão falta”. A foto foi tirada no meio dos anos 1970, quando a cena punk/new wave de Nova York estava tomando forma.

BRUCE SPRINGSTEEN

Bruce Springsteen deixou uma mensagem em sua página no facebook expressando sua tristeza pela morte de Alan, “uma das grandes vozes revolucionárias do rock and roll”. Bruce conta que a bravura e paixão de Vega ao longo da carreira eram o que mais o influenciava. “Tive a sorte de conhecer Alan rapidamente e ele sempre foi um espírito generoso e doce. O poder contundente de sua melhor música com o Suicide e em seus discos solo ainda podem chocar e inspirar hoje. Simplesmente não havia mais ninguém remotamente parecido com ele”.

PEACHES

Peaches também prestou condolências à morte de Alan Vega em seu Facebook. O grupo postou uma foto do músico ainda jovem dizendo que ele e sua banda “foram uma grande influência pra mim e minha ideia de música synth-punk. Descanse em paz, meu amigo”.

RYAN ADAMS

O cantor e compositor americano Ryam Adams postou em seu twitter uma foto de Alan e seu companheiro de banda, Marty Rev, ainda jovens com a legenda “Descanse em paz. Você foi além de nós. Um futuro além de qualquer um”. Na sequência, um link do youtube para a música “Ghost Rider”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!