Outro dia vimos os dois primeiros pontos de destaque a respeito das estratégias de marketing digital e das redes sociais  de Beyoncé e Lady Gaga. Hoje, vamos ver que o poder de um conceito de marca bem amarrado e a importância de se ter uma moeda de troca real ou simbólica para oferecer aos fãs/consumidores/usuários.

Além de cativar e surpreender, nós da publicidade e do Marketing Digital devemos ficar atentos aos seguintes pontos:

1Posicione-se

Ficar em cima do muro quando o assunto é estar em meio aos variados furacões de assuntos polêmicos é, de fato, a pior opção quando se trata não apenas de Marketing Digital, mas de tudo nessa vida. Beyoncé e Lady Gaga são experts em tomar partido. Gaga tomou pra si a luta contra o bullying, evitando a evolução de transtornos depressivos e, até mesmo, suicídios.

Além de ter cantado em uma impactante campanha de conscientização da violência contra a mulher que, lamentavelmente, é bastante comum nos bastidores do show business. Assumir uma causa e lutar por ela não é obrigatório, mas uma vez feito, assuma um lado e lute até o fim.

Força, little monsters.

Já Beyoncé empunha em uma mão o feminismo e na outra o Black Lives Matter, chamando atenção do mainstream para uma série de injustiças sociais históricas cometidas especificamente contra a população afro-descendente em vários países. Ambas batem na tecla de suas causas em fotos no Instagram, vídeos no Snapchat e posts no Facebook (olá, comunicação integrada!).

É a mensagem repetitiva, mas que adquire profundidade no tema de forma progressiva, a fim de que seus seguidores acompanhem a discussão e adquiram consciência sobre da gravidade dos problemas da sociedade

2Reconheça

Little Monsters eternizados na pele da Lady Gaga

É pela atenção, tempo e, consequentemente, dinheiro que os seus fãs dedicam e investem nos materiais audiovisuais produzidos que eles merecem ser recompensados pelo esforço. Um verdadeiro fã merece ser reconhecido pela dedicação e energia investidos com mais intensidade do que aqueles que não têm tanto envolvimento. A Mother Monster faz declarações muito emocionadas e homenageia intensamente seus little monsters.

Já com Beyoncé o tipo de reconhecimento é um pouco diferente. Ela chama seus fãs para engrossar seu coro e, com a força de sua imagem, reconhece que toda voz é uma voz capaz de gritar em conjunto. Beyoncé envolve e lidera uma onda de pessoas altamente engajadas, sejam como dançarinas e/ou ativistas. A recompensa dos fãs de Beyoncé é a mesma de um súdito para com a sua rainha: satisfação em vê-la executar sua ideologia e influenciar as gerações atuais e também as vindouras.

Queen-B inspirada no Rei do Pop
Queen-B inspirada no Rei do Pop

O legal disso tudo é que a gente pode perceber a todo tempo o quão importante (e poderoso) é ter um conceito bem formulado e uma comunicação integrada amarradinha, principalmente em tempos de Marketing Digital, em que a Cauda Longa tá bombando. Então, o reconhecimento da dedicação é, sem dúvidas, o ponto mais interessante que exponho aqui. Afinal, cativar é amar, já dizia aquela musiquinha.

Dar destaque para aqueles que mostram maior interesse e devoção, ou mesmo oferecer recompensas, é o que vai manter o fã empolgado e dedicado em sua posição de “hub” superengajado de informações. É dessa forma que serviços como aplicativos que recompensam com conteúdo exclusivo, tal como o Tidal ou o Got Music.