Guilherme Karan

Morreu hoje (7) no Rio de Janeiro o ator Guilherme Karan, que tinha 58 anos de idade e estava internado há dois anos por conta de uma doença degenerativa. A informação foi confirmada ao R7 por familiares.

Karan sofria com a síndrome degenerativa de Machado-Joseph, uma doença rara, hereditária e que se manifesta com perda progressiva de controle muscular e coordenação motora, além de dificuldades ao falar e engolir.

A mãe e dois irmãos do ator morreram por conta da mesma doença, que começou a se manifestar em Guilherme no início dos anos 2000, e desde que ficou sabendo que também tinha a síndrome, o artista preferiu se afastar e ficar longe não apenas da mídia, mas também de visitas, sendo cuidado pelo pai.

Guilherme Karan

O ótimo e sempre sarcástico Guilherme Karan ficou conhecido por diversos trabalhos na televisão, incluindo o grupo de humor TV Pirata, do qual fez parte e foi um dos responsáveis por uma nova cara do gênero na TV brasileira. Ao lado de nomes como Ney Latorraca, Diogo Vilela e Luiz Fernando Guimarães, Guilherme fez história.

Outras participações do cara aconteceram em novelas como Partido Alto, Dona Beija, Explode Coração, Pecado Capital e O Clone, e no cinema Karan apareceu em títulos como Luz del Fuego e foi o vilão no clássico infantil Super Xuxa Contra o Baixo Astral.

Em Junho do ano passado, o pai do ator, Alfredo Karan, conversou com o R7 e falou sobre o estado do filho, que não vivia mais por conta própria já há algum tempo:

O caso é muito triste. Guilherme está com uma doença que só progride e, até o momento, não tem cura. Ele não fala, não anda e perdeu a capacidade de comer pela boca, pois não consegue deglutir os alimentos. Ele correria risco de engasgar e morrer. A doença já matou dois filhos meus. Guilherme e a irmã estão sofrendo. Minha filha está na casa dela. Ela não precisou ficar internada. Está com toda a assistência possível. Apesar da doença, ela é uma moça que vive sorrindo, mesmo numa cadeira de rodas. Ela está menos mal que o Guilherme.

Que descanse em paz.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!