Em um grande evento em Los Angeles na noite de ontem, Kanye West revelou o novo clipe de “Famous” para milhares de pessoas. Com um nível elevadíssimo de hype criado não só por West, mas também pelas pessoas envolvidas no projeto, a galera sabia que estava prestes a ser surpreendida com algo fora do comum. E elas não estavam erradas.

Adaptando uma pintura (aviso: contém nudez) do artista Vincent Desiderio, West decidiu mostrar várias celebridades polêmicas dos últimos anos nuas, dormindo em uma enorme cama. A obra hiper-realista não somente é constituída de bonecos de cera, como também algumas das pessoas mostradas lá são as próprias celebridades, em carne e osso (como é o caso de Caitlyn Jenner). Porém, Kanye não informou quais são esculturas e quais são ‘verdadeiros’.

As celebridades que compõem a obra são George W. Bush, Donald Trump, Anna Wintour, Rihanna, Chris Brown, Taylor Swift, Kanye West, Kim Kardashian, Ray J., Amber Rose, Caitlyn Jenner e Bill Cosby. Nenhuma delas ainda se manifestou sobre o trabalho.

Em entrevista para a Vanity Fair, o rapper explica os motivos por trás do trabalho e das escolhas das celebridades. Sobre pessoas mais polêmicas como Cosby, ator envolvido em diversos escândalos de estupro e abuso sexual, West afirma: “Não é em suporte ou contra qualquer uma [das pessoas do vídeo]. É um comentário sobre fama.” O artista também falou que nada foi feito sem o consentimento da sua esposa. “[Eu digo] muitas coisas que esposas não deixariam seus maridos falarem. Mas minha esposa também posta fotos que outros maridos não deixariam elas postarem. Um dos segredos da felicidade no nosso casamento é que nós podemos ser nós mesmos.”

Apesar da natureza ‘nua’ do vídeo, Kanye West afirmou que não queria mostrar nada muito obsceno. “Nós tivemos muito cuidado com tomadas que tivessem [algo] sexual para tirá-las [do vídeo final]”.

Apesar de ser não ser muito difícil de imaginar quais serão as reações de algumas das pessoas presentes no vídeo, Kanye West já havia mostrado o clipe para algumas celebridades que não estão lá, e a reação foi unânime.

Adivinhe qual é a resposta quando eu mostrei isso pra eles? Eles queriam estar na cama.

O clipe é apenas o primeiro passo na promoção do disco The Life of Pablo, com uma turnê de mais de 40 datas ao redor dos Estados Unidos já marcada. Ainda não há nenhum detalhe de como serão os shows ou qual o nível de produção que será apresentado aos fãs, mas é certo esperar muitas surpresas. Ainda no mesmo evento de divulgação para o clipe, inclusive, o merch muito simples e não tão bonito do rapper chamou atenção pelo preço: 30 dólares (aproximadamente 100 reais) por uma camiseta branca, contendo apenas uma frase. É mole?

O vídeo polêmico está disponível pelo TIDAL, mas você já pode vê-lo pelo YouTube logo abaixo, assim como a foto da pintura “recriada” (+18).

Kanye West - Famous

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!