O mercado digital da indústria da música está sempre em busca de facilitar alguns processos (que muitas vezes são complexos ou descentralizados) e aproximar o artista do fã.

O problema é que nem sempre os artistas conseguem se manter atualizados com todos esses novos serviços ou plataformas de marketing digital. Juntei algumas das minhas preferidas que certamente vão servir como diferencial na sua carreira ou do artista que você gerencia.

1Next Big Sound (NBS)

O Next Big Sound é o braço direito do artista quando o assunto é analytics. Se você ou seu artista não possui um perfil na plataforma, é possível criar um, e funciona de forma colaborativa.

Você conecta as principais mídias como o Wikipédia, Twitter, Instagram e Facebook e serviços de música como Youtube, Spotify, Deezer, Last.fm e Vevo. Dessa forma você consegue ver um panorama geral de desempenho (total de plays por dia/semana/mês), gerar relatórios e mapear seu público por gênero, localização (top cities e top countries), além de ter um termômetro do desempenho do engajamento online por métricas como Audience Reach (alcance da audiência), entre outros. Clique aqui para saber mais no site oficial da plataforma.

 

2Got Music

Criada pela Agência Milk, Got Music é uma plataforma criada para artistas terem seu próprio aplicativo mobile, juntando os principais serviços em um só lugar, como Facebook, Instagram, Twitter, Deezer, Spotify, Youtube, iTunes e até mesmo o Songkick para agenda de shows.

O diferencial aqui, entretanto, é a possibilidade de mandar mensagens diretas aos fãs que geram notificações no celular (Ex.: “Pitty tem uma nova mensagem para você”). O artista manda as mensagens a partir de seu celular e as mensagens podem conter fotos, vídeos e links externos. Clique aqui para acessar o site oficial.

https://www.youtube.com/watch?v=pie1Im_48h0

3Presskit.to

Uma maneira elegante e inteligente de tornar seu presskit público e de fácil acesso a quem precisa, tornando-o digital. Em vez de direcionar seu contratante, produtor ou algum jornalista para seu site, onde ele corre o risco de ficar perdido em um monte de informações, coloque-o em contato apenas com o que lhe interessa, seja seu release, suas fotos em alta qualidade para download ou suas músicas. Clique aqui para acessar a ferramenta.

https://www.youtube.com/watch?v=EV39ZC7R8bo

4Songkick

Site e aplicativo mobile que serve para ser seu calendário de shows com possibilidade de compra de ingresso. Você pode seguir artistas, receber email de alerta para shows e ficar sabendo quando algum artista favoritado fizer shows próximo a você.

Apesar do Songkick conseguir rastrear automaticamente os principais shows, você também pode manualmente inserir sua turnê no serviço. Clique aqui para acessar o site oficial.